Deu Grêmio no primeiro jogo da final do Gauchão Feminino. Com uma atuação dominante nos dois tempos, as Gurias Gremistas aproveitaram as falhas da defesa rival e venceram as Gurias Coloradas por 2 a 0 na noite desta segunda-feira (18), no Beira-Rio.
O resultado deixa o Tricolor perto de conquistar a taça no jogo de volta, às 16h do próximo sábado, na Arena. O time da técnica Thaissan Passos pode perder até por um gol de diferença para ser campeão.
O primeiro jogo da final do Gauchão começou nervoso, com as duas equipes se estudando e muitos erros de passes. A primeira chance foi colorada e veio aos 11 minutos. Belén Aquino cobrou escanteio na cabeça de Lorrany, mas Raissa Bahia salvou em cima da linha.
Dois minutos depois, um lance polêmico. A atacante uruguaia invadiu a área do Grêmio em velocidade e foi calçada por Tayla, mas a árbitra mandou o jogo seguir. As jogadoras do Inter ficaram na bronca pedindo a marcação do pênalti.
Aos 21 minutos foi a vez do Tricolor assustar. Na saída errada das Gurias Coloradas, Cássia pressionou Bruna Benites na grande área, ficou com a bola e tentou encobrir Tainá, que se recuperou no lance e evitou o gol gremista.
No final do primeiro tempo, o Grêmio quase abriu o placar com Giovaninha, que apareceu pelo lado direito e buscou o cruzamento, mas viu a bola bater no travessão e sair pela linha de fundo. Nos acréscimos, veio o primeiro gol. Bruna Benites afastou mal o cruzamento de Shashá e Dayana Rodriguez pegou de primeira para abrir o placar e colocar o Grêmio em vantagem antes do intervalo.
A segunda etapa começou como a primeira, com o Inter propondo as ações e tentando atacar, enquanto o Grêmio apostava nos contra-ataques. Mas as Gurias Coloradas sofreram um duro golpe aos 15 minutos, após mais uma falha da defesa. Isa Haas furou em bola, Shashá invadiu a área e chutou no ângulo de Tainá para fazer 2 a 0 e ampliar o placar.
As Gurias Gremistas ainda tiveram oportunidade de ampliar nos minutos seguintes, mas a cabeçada de Dayana Rodriguez parou na defesa de Tianá. Com dois gols de desvantagem no placar, o técnico Jorge Barcellos mudou a equipe na tentativa de diminuir o prejuízo, mas a defesa gremista também estava em uma boa noite e nem precisou contar com as defesas de Lorena.
ge.globo.com