Notícias

Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira realizou quase mil atendimentos a estrangeiros no primeiro semestre de 2026

Levantamento obtido pelo Portal Tri mostra que argentinos lideram a procura por atendimento na unidade de saúde; maioria dos pacientes estrangeiros reside no Brasil ou possui cadastro no SUS.

Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira realizou quase mil atendimentos a estrangeiros no primeiro semestre de 2026
Foto: Portal Tri

O Departamento de Jornalismo do Portal Tri teve acesso a dados referentes aos atendimentos realizados pelo Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira entre os meses de janeiro e junho de 2026. O levantamento apresenta um panorama da demanda de pacientes estrangeiros atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na unidade.

Conforme os números levantados pelo próprio hospital, no período foram registrados 823 atendimentos a cidadãos argentinos, 154 a pacientes da Venezuela e 21 a paraguaios, totalizando 998 atendimentos a estrangeiros pelo SUS, independentemente do local de residência.

O levantamento também aponta que 107 atendimentos foram realizados a estrangeiros que não residem no Brasil. Vale destacar que, nos demais registros, os pacientes estrangeiros atendidos residem em território brasileiro ou possuem cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS), permitindo o acesso à rede pública de saúde.

Os dados refletem a realidade de um município localizado em uma região de fronteira, onde a circulação de moradores entre os países é frequente. O Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira desempenha um papel estratégico na assistência à saúde, atendendo não apenas moradores do município, mas também pacientes dos municípios vizinhos de Barracão, no Paraná, e Bom Jesus do Sul, também no Paraná.

A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Santé, por meio de gestão compartilhada, e recebe aportes financeiros dos três municípios, Dionísio Cerqueira, Barracão e Bom Jesus do Sul, para garantir a manutenção dos serviços e a continuidade dos atendimentos oferecidos à população regional.

Além dos atendimentos aos moradores brasileiros, a localização geográfica faz com que o hospital também receba pacientes estrangeiros, principalmente da Argentina, em razão da proximidade e da integração existente entre as cidades da Tri-Fronteira.

O levantamento foi realizado pelo Departamento de Jornalismo do Portal Tri com base em informações fornecidas pelo Hospital Municipal de Dionísio Cerqueira.

Everson Coutinho / Portal Tri 

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.