O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) emitiu um alerta após uma tentativa de golpe registrada em São José do Cedro, no Extremo Oeste catarinense, envolvendo o uso indevido da imagem da instituição.
Segundo o relato feito à Promotoria de Justiça do município, um cidadão recebeu contato de uma pessoa que se passou por representante da advogada dele e informou que haveria valores a receber de um processo judicial relacionado a descontos indevidos em benefício previdenciário.
Durante a abordagem, o golpista solicitou informações pessoais e dados bancários. Para tentar dar credibilidade ao contato, foi encaminhada uma imagem de um documento que aparentava ser uma decisão judicial.
Ainda conforme o relato, o suspeito enviou um número de telefone supostamente ligado ao Ministério Público e orientou a vítima a iniciar uma chamada por aplicativo de mensagens. Durante a ligação, o cidadão visualizava apenas o logotipo do MPSC na tela, enquanto sua imagem permanecia disponível aos interlocutores.
A vítima também informou que recebeu instruções para acessar o aplicativo da Caixa Econômica Federal e navegar na conta bancária. Desconfiando da situação, procurou atendimento junto ao banco, onde foi orientada a buscar esclarecimentos presencialmente no Ministério Público.
O promotor de Justiça da Comarca de São José do Cedro reforçou que o MPSC não solicita pagamentos, transferências bancárias ou informações pessoais por aplicativos de mensagens ou redes sociais.
A orientação é que, diante de qualquer contato suspeito, a população não forneça dados, bloqueie o número e procure a Polícia Civil ou Militar para registrar um boletim de ocorrência. O Ministério Público também recomenda que as pessoas confirmem informações diretamente pelos canais oficiais da instituição.
Portal Tri com informações MPSC
