Cidades do Litoral catarinense vão receber um reforço na segurança durante a temporada do verão 2025/2026. O Governo do Estado espera um movimento histórico de turistas e, por isso, anunciou novidades em relação aos bombeiros e policiais militares, que estarão diariamente nas ruas. Além de mais profissionais, novos equipamentos fazem parte do “pacote” montado para a Operação Estação Verão.
Para o governo, a temporada começou na segunda-feira (15) e até o pós-Carnaval (22 de fevereiro) é esperado um grande movimento no Litoral. Só na “pré-operação”, de 1º de novembro a 14 de dezembro, foram 233 salvamentos por afogamento no Estado. Para a alta temporada, o Corpo de Bombeiros terá 2.053 guarda-vidas civis voluntários, 73 a mais que no verão anterior. Eles estarão espalhados pelos 419 postos nas praias catarinenses.
A atuação conta, ainda, com o apoio de dois helicópteros, 52 motos aquáticas, 134 viaturas, 158 embarcações, 35 quadriciclos e três aviões, reforçando a segurança da população nas praias e áreas de água doce do Estado.
Emerson Fernandes, comandante-geral da Polícia Militar, conta que 330 novos policiais vão atuar diretamente em 28 cidades do Litoral a partir do próximo fim de semana. Embarcações novas ajudarão os profissionais na fiscalização de regiões movimentadas, como o Caixa d’Aço, em Porto Belo.
O Litoral Norte, assim como a região de Florianópolis, deve receber milhares de turistas nas próximas semanas. Só em Balneário Camboriú são esperadas 1 milhão de pessoas para assistir o show de fogos na Praia Central.
NSC
