A Companhia Docas do Pará (CDP) inaugura neste sábado (1º) o novo Porto de Outeiro, em Belém (PA), após ampla revitalização e ampliação da estrutura. A obra, que recebeu investimento de R$ 233 milhões da Itaipu Binacional, vai permitir a atracação de dois transatlânticos com cerca de 3.900 cabines e capacidade para até 6 mil leitos, ampliando a hospedagem durante a COP30.
Além de atender ao evento, o porto se consolida como ativo estratégico para o turismo marítimo e a logística regional. O píer foi ampliado de 261 para 716 metros e recebeu uma nova estrutura de receptivo, com transporte gratuito até o Parque da Cidade, local da conferência.
A logística foi reforçada pela ponte estaiada Pastor Firmino Gouveia, de 507 metros, que liga a ilha de Caratateua a Belém, reduzindo o tempo de deslocamento em 30 minutos.
Segundo o diretor-presidente da CDP, Jardel Silva, o novo porto “deixa um legado duradouro para o desenvolvimento da Amazônia urbana”. Já o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, destacou que o projeto “demonstra a capacidade da engenharia nacional em oferecer soluções rápidas e sustentáveis”.
Durante os seis meses de obras, foram gerados 745 empregos, entre diretos e indiretos, impulsionando a economia local.
RIC
