A Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Penal do Paraná, realizou a doação de 150 kg de cabelo humano ao Hospital do Câncer. O material foi apreendido durante uma operação conjunta das forças de segurança nesta terça-feira, dia 9, na fronteira entre Brasil e Paraguai.
A doação foi viabilizada por meio de articulação da Polícia Federal com a Justiça Federal de Guaíra, permitindo o repasse do material que havia sido apreendido pela PRF enquanto era contrabandeado.
Os cabelos agora serão utilizados no projeto “Liberdade em Fios”, desenvolvido pela Polícia Penal do Paraná. A iniciativa envolve mulheres custodiadas na Cadeia Pública de Goioerê, que confeccionam perucas como parte de um trabalho social de ressocialização. As perucas serão repassadas aos hospitais do câncer de Cascavel e Umuarama, no Paraná.
Segundo a Polícia Federal, a doação contribui de forma significativa para a qualidade de vida e a autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer, impactando também de maneira positiva nos resultados do tratamento e na recuperação dos pacientes.
Oeste Mais