O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira, e o Núcleo de Jovens Empreendedores da Fronteira, vinculados à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, deram início, na noite desta terça-feira, 5 de agosto, a mais uma edição do Projeto Geração Empreendera no âmbito da Ascoagrin.
A participação é gratuita e o curso envolve alunos do segundo ano do Ensino Médio, dos Colégios Theodureto, de Dionísio Cerqueira, Dr. Mário e Leonor Castellano, de Barracão, e Colégio Bom Jesus, de Bom Jesus do Sul.
Participaram da solenidade de abertura do curso, a presidente da Ascoagrin, Dayana Gasperin Andrade, o diretor da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina – FACISC, para o Programa Empreender em Santa Catarina, Allan Kreuts, e o Vice-Presidente para a Regional Noroeste da FACISC, Marcos Vloltolini. Ambos também são diretores da Ascoagrin.
Allan Kreutz explicou que o Geração Empreendedora é um programa social realizado pela FACISC, com o apoio dos núcleos integrantes ao Conselho Estadual da Mulher Empresária - CEME e o Conselho Estadual de Jovens Empreendedores – CEJESC e replicado pelas Associações Empresariais, através dos Núcleos locais.
A Ascoagrin é a única Associação Empresarial que tem a participação de alunos de Santa Catarina e também do Paraná.
Marcos Voltolini destacou que o curso é conduzido por “professores” voluntários, que são chamados de Multiplicadores, integrantes do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Fronteira e de Jovens Empreendedores da Fronteira.
Os multiplicadores são Laura Machado, Vanessa Lazzaron Scheeren, Diogo Savoldi e Eduardo Mikolaiczyk, que passaram por capacitação online e presencial, para ministrar o conteúdo da melhor forma possível.
Dayana Gasperin Andrade ressaltou que o Geração Empreendedora é um projeto 100% associativista e voluntário, que tem por objetivo despertar, estimular e orientar o desenvolvimento do espírito empreendedor e da cultura associativista junto dos estudantes do Ensino Médio, e criar uma geração consciente, proativa e capacitada para transformar o cenário socioeconômico.
Os Multiplicadores, Laura, Vanessa, Diogo e Eduardo salientaram que neste ano as inscrições bateram recorde na Trifronteira.
Segundo os Multiplicadores, além de aproximar a geração jovem do mundo empresarial e do associativismo, o programa fornece para os alunos um vasto conhecimento e aprendizado sobre empreendedorismo e mercado de trabalho, oportunizando a criação de uma empresa, desde a concepção da ideia até sua aplicação na prática.
“O Geração Empreendedora vem transformado a vida de milhares de jovens em Santa Catarina, incentivando o protagonismo e o empreendedorismo ainda no Ensino Médio. A iniciativa já capacitou mais de 4.600 estudantes em 10 edições, e conta com o apoio voluntário de mais de 230 empresários, que atuam como mentores durante as oficinas. É uma oportunidade única para os alunos desenvolverem visão de futuro, liderança, criatividade e senso de responsabilidade social”, ressaltaram Laura, Vanessa, Diogo e Eduardo.
ETAPAS
Os jovens participarão de etapas de capacitação, nos dias 2, 7, 12 e 14 de agosto, ministradas pelos Multiplicados. Divididos em grupos, desenvolverão projetos de criação de empresas. No dia 2 de setembro, participarão de uma bancada local, que define o projeto vencedor, que irá para bancada regional. A bancada regional definirá os participantes para a bancada estadual, que apontará os Pitch de negócios vencedores no estado de Santa Catarina.
Também tem o empreendedorismo na prática, com a participação dos alunos definidos em um dia na empresa escolhida por eles.
Após, será feita a solenidade de formatura no Geração Empreendedora.
PATROCINADORES
No âmbito da Ascoagrin, o Geração Empreendedora tem os seguintes patrocinadores:
Ferragens Pivatto, MD Tintas, Hotel LF, Laura Machado Arquitetura e Construtora, Excellence Contabilidade, Faé e Savoldi Advogados e Moresco, Pedroso e Scheeren Advogados.
O Sicoob é apoiador do programa no âmbito da Ascoagrin.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin