Santa Catarina pode registrar neve mais uma vez neste ano no próximo sábado, 9, segundo a Epagri/Ciram. O fenômeno deve atingir cidades da Serra Catarinense, onde os termômetros devem ficar abaixo de 0°C, devido a previsão de chuva isolada associada às baixas temperaturas.
Ainda conforme a Epagri, há chance de neve durante a madrugada e manhã de sábado. Neste dia, as baixas temperaturas devem ser registradas em quase todo o Estado e os termômetros não passam dos 15°C. No Litoral, a máxima é de 20°C.
Temperaturas diminuem ao longo da semana
Para esta quarta-feira (6), há chance de chuva isolada em quase todas as regiões do Estado. A mínima ficará entre 6°C e 12°C, com as máximas abaixo de 20°C.
Na quinta-feira (7), as mínimas ficaram entre 7°C e 12°C, e as máximas variam de 17°C a 22°C. A formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical na costa do Uruguai e Rio Grande do Sul, aumentam a instabilidade no Estado. No decorrer do dia, há condições de chuva e temporais isolados, especialmente na tarde e noite.
Na sexta-feira (8), o avanço de uma massa de ar frio provocam queda nas temperaturas. Cidades da Serra de Santa Catarina devem registrar temperaturas próximas do 0°C, especialmente durante a noite. Nas demais regiões, as mínimas devem ficar abaixo de 10°C, com máximas de 21°C durante o dia.
Neve em 2025 em SC
A primeira neve de 2025 em Santa Catarina foi registrada em Urupema, na Serra Catarinense, na madrugada do dia 29 de maio. No mesmo dia, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urubici também registraram o fenômeno.
A neve ocorre quando a temperatura do ar está abaixo de 0°C e há umidade na atmosfera, formando cristais de gelo que se aglomeram e caem na forma de flocos.
Já a chuva congelada acontece quando a neve que cai da nuvem, passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo.
Já a primeira neve do inverno foi registrada no dia 30 de junho, quando o fenômeno foi registrado em Urubici, Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra.
NSC Total