Produtores de Bom Jesus do Sul são atendidos por diversos programas executados pela Secretaria Municipal de Agricultura, por meio de subsídios com recursos próprios do município.
No Programa de Confecção de Silagem, os agricultores recebem subsídio de 100% em até 20 horas-máquina por produtor. No mesmo programa, os produtores também são beneficiados com subsídios para a distribuição de adubo orgânico e calcário.
Nesta safra, serão investidos aproximadamente R$ 400.000,00 em recursos próprios, o que representa cerca de 2.000 (duas mil) horas-máquina, atendendo diretamente aos produtores de leite do município. Neste mês, encerra-se a safra 2024/2025.
A silagem é um dos principais alimentos utilizados na alimentação do rebanho leiteiro em Bom Jesus do Sul. Quando bem preparada, impacta positivamente na produtividade, além de ser uma alternativa prática devido à existência das Patrulhas Rurais Mecanizadas, devidamente equipadas.
Recentemente, o produtor de leite bonjesuense Rudi Mauro da Silva conquistou o 2º lugar em qualidade de silagem no Torneio Regional, realizado durante a 10ª Via Tecnológica do Leite, em Francisco Beltrão.
O Secretário de Agricultura, Celso Dias, destacou a importância de investir na qualidade da silagem para garantir o retorno financeiro ao produtor. Ele concluiu afirmando que a atividade leiteira é a principal fonte de receita nas propriedades rurais, sendo a principal atividade agropecuária do município.
Em 2001, foi criado e instalado o Laticínios Bom Jesus, através da iniciativa de produtores de leite, sendo administrado pela COOPERFARBOM. Atualmente, está em fase final de construção uma unidade ampla e moderna do laticínio, que trará ainda mais benefícios aos produtores de leite do município e da região. Essa nova estrutura será administrada por um grupo de empresários.
Ascom