Estreou nesta quinta-feira (31) o EP “A Heroína dos Dois Mundos”, da artista catarinense Anna Zechini. O trabalho, premiado pelo edital Circuito Catarinense de Cultura, é inspirado na trajetória de Anita Garibaldi e reúne canções que retratam diferentes momentos da vida da heroína.
Natural de Lages, Anna é formada em Teatro pela UDESC e mestre em História da Arte pela Universidad de Antioquia, na Colômbia. Além de cantora e compositora, também atua como atriz, produtora cultural e autora. Sua carreira musical começou no coral da Fundação Cultural de Lages, onde gravou, aos 9 anos, sua primeira música como solista na canção natalina “Santa Notte”.
Em 2018, já morando em Florianópolis, passou a gravar suas próprias composições em parceria com o músico Arthur Boscato e se apresentou no Festival de Música da UFSC. No mesmo ano, mudou-se para a Colômbia, onde viveu em Medellín e Bogotá, participando de festivais e lançando os EPs “Estallo” (2019), “Acústico” (2022), “Antes de que el Mundo Acabe” (2024) e o álbum “Cassini” (2023).
De volta ao Brasil, seguiu divulgando seu trabalho, participou de festivais nacionais e lançou o clipe “Estrellas” em parceria com Cristiano Quevedo. Seu álbum “Cassini” foi listado entre os 10 melhores lançados em Santa Catarina em 2023 pelo portal Rifferama.
No novo projeto, Anna apresenta músicas como “Caminhos” (infância e destino de Anita), “Tu Devi Essere Mia” (história de amor, com participação de Ricardo Bergha), “A Heroína dos Dois Mundos” (batalhas) e “Agosto” (memória). O EP também traz a faixa de abertura “Guerra”, composição da gaúcha Clarissa Ferreira.
Com canções em português e espanhol, a artista quer levar a história de Anita Garibaldi para além do Sul do Brasil e da Itália. “Espero que as músicas em espanhol despertem a curiosidade de outros países da América Latina sobre essa mulher inspiradora”, afirma Anna.
O EP contou com arranjos de Vitor Castro, produção de Ale Lopes (Chalé 8) e direção audiovisual de Fabiano Coelho. “A Heroína dos Dois Mundos” já está disponível em todas as plataformas digitais.
Anderson Sommer / Portal Tri