No primeiro semestre de 2025, o SAMU Sudoeste registrou 24.924 ligações entre janeiro e junho, abrangendo os 42 municípios da região em que o serviço está presente.
A maior parte das chamadas, 79%, foi realizada diretamente pelo número de emergência 192. O aplicativo “Ligue 192 VoIP” representou 15% das solicitações, enquanto os 6% restantes ocorreram por meio de números alternativos, usados em situações de instabilidade nas linhas principais.
Dos atendimentos registrados, 67% foram casos clínicos, seguidos por 24% relacionados a traumas, como acidentes de trânsito, quedas, ferimentos e agressões. As ocorrências psiquiátricas representaram 5% dos atendimentos, enquanto 4% foram gineco-obstétricos.
No total, 16.488 ligações resultaram no envio de ambulâncias do SAMU, Corpo de Bombeiros ou equipes municipais de saúde.
Entre os atendimentos realizados, destacam-se seis partos assistidos e 16 administrações de medicação para pacientes com infarto.
Tempo de atendimento
O tempo médio entre a entrada da ligação e o acionamento da equipe foi de 4 minutos e 47 segundos. O deslocamento até o local da ocorrência levou em média 7 minutos e 45 segundos, e o transporte até o hospital teve uma média de 6 minutos e 53 segundos.
PPnews