Notícias

Morre Preta Gil, cantora e empresária

Filha de Gilberto Gil e ícone da música brasileira, Preta enfrentava um câncer desde 2023 e morreu neste domingo (20), aos 50 anos.

Morre Preta Gil, cantora e empresária
Foto: Reprodução / Instagram

A cantora Preta Gil morreu neste domingo, 20, aos 50 anos, em Nova York, nos Estados Unidos. A artista estava em tratamento contra um câncer no intestino desde janeiro de 2023. 

Em maio, Preta viajou aos Estados Unidos, onde iniciou um novo tratamento após esgotar as possibilidades disponíveis no Brasil. Apesar das internações recorrentes, a cantora sempre demonstrou otimismo. “Vou voltar curada, se Deus quiser”, disse antes de deixar o país.

Filha de Gilberto Gil com a empresária Sandra Gadelha, Preta deixa um filho, Francisco Gil, de 30 anos, fruto do relacionamento com o ator Otávio Müller. Francisco é integrante do grupo musical Gilsons e segue a tradição artística da família.

De acordo com o colunista Léo Dias, Preta passou mal a caminho do aeroporto. Ela retornaria ao Brasil, uma ambulância foi chamada, mas ela morreu a caminho do hospital.

Diagnóstico do câncer

A cantora recebeu o diagnóstico de câncer no intestino em janeiro de 2023, após passar mal em casa e descobrir um tumor no reto. Em entrevista a Ana Maria Braga, naquele ano, Preta contou que procurou o hospital depois de notar sangue escorrendo por suas pernas.

O tumor foi identificado já na primeira tomografia. A quimioterapia começou no mesmo mês. Ela passou a usar uma bolsa de colostomia temporária, que foi retirada após o câncer entrar em remissão.

Em agosto do ano passado, no entanto, a situação se agravou. Exames de rotina identificaram metástase no peritônio, além de dois linfonodos e uma lesão no ureter. Preta foi submetida a uma cirurgia de mais de 30 horas em dezembro e passou a virada do ano internada.

Após 55 dias no hospital, a artista deu entrevista ao Fantástico, da TV Globo, e falou abertamente sobre o procedimento cirúrgico, revelando que teve o reto amputado.

Boa parte de 2025 foi vivida em hospitais. Preta esteve internada até 11 de fevereiro, no Hospital Sírio-Libanês, e, após receber alta, pediu autorização médica para curtir o carnaval de Salvador, na Bahia, da janela do camarote de sua família, o 2222.

Em março, teve uma infecção urinária e precisou ser internada novamente, em Salvador. No mês seguinte, voltou a ser internada, desta vez no Rio de Janeiro, para receber medicações. Ainda em abril, deixou o hospital e emocionou os fãs ao cantar com o pai, Gilberto Gil, em um dos shows de despedida da carreira do artista.

Carreira de Preta Gil

Filha de Gilberto Gil, sobrinha de Caetano Veloso e afilhada de Gal Costa, Preta dizia ter nascido em “berço esplêndido”. Apesar de ser amplamente reconhecida como cantora, nem sempre se apresentou assim.

Segundo sua biografia, assumiu-se como cantora apenas aos 29 anos, depois de vencer medos e inseguranças. É a voz por trás dos sucessos Sinais de Fogo e Vá Se Benzer.

Antes de seguir carreira artística, Preta atuou como publicitária e empresária. Foi uma das sócias da Mynd, uma das maiores agências de marketing de influência do Brasil.

Terra

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Segunda
Máxima 23º - Mínima 9º
Céu limpo

Terça
Máxima 24º - Mínima 9º
Céu limpo

Quarta
Máxima 20º - Mínima 11º
Céu nublado com chuva fraca

Quinta
Máxima 21º - Mínima 11º
Céu nublado

Sexta
Máxima 21º - Mínima 13º
Períodos nublados com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.