O Ponto de Atendimento ao Empreendedor do Sebrae PR, que funciona junto à Associação Empresarial da Fronteira – Ascoagrin, realizou o workshop “Como Expor em Feiras”.
A oficina aconteceu na noite de 7 de julho, no auditório da Associação, realizada em parceria entre a Ascoagrin, Ponto de Atendimento, Sebrae e a Sala do Empreendedor.
A palestra reuniu expositores da 13ª Promotri, que acontecerá nos dias 31 de julho, 1º, 2 e 3 de agosto, e foi ministrada pelo consultor do Sebrae, Heládio Balerini, de Cascavel PR.
Heládio compartilhou dicas de preço, organização do estande, estratégias de vendas, como abordar clientes e divulgar a empresa da melhor forma, preparando os expositores para aproveitar ao máximo as oportunidades da Promotri, e fortalecer ainda mais o seu negócio.
Ele tratou sobre as melhores estratégias para destacar produtos em feiras e eventos, potencializando suas vendas e aumentando a visibilidade de marcas e produtos.
“Nosso workshop foi voltado para expositores que participam em feiras, tratando sobre o devido preparo para o melhor atendimento, melhores vendas e melhor resultado na feira”.
O palestrante repassou dicas sobre como fazer o marketing pré-feira, reforçando, além da organização, pontos ou estratégias de divulgação, os tradicionais e as redes sociais, além de reforçar o convite para as pessoas participarem da Promotri.
“Outro ponto que trabalhamos foi o cuidado especial ao montar o estante, para que ele se destaque, seja pela iluminação, seja por cores, pela decoração, pelos produtos e pela mobília, chamando a atenção dos visitantes e dos passantes, para que o público realmente se interesse em entrar no estande, parar e ver os produtos e serviços que estão expostos”.
Heládio tratou também sobre dicas de espaços para as exposições. O espaço ideal para atender a circulação é de 60% do estande, e o 40% restante fica para exposição dos produtos.
“Enfatizamos a importância do estande ter condições para que as pessoas entrem diretamente no local, para ver e pegar os produtos. Os estandes precisam estar preparados para esse tipo de atendimento”.
“Ressaltamos a importância do estande ter uma mobília padrão condizente com o seu público. Tratamos ainda sobre ideias de promoções voltadas para a feira. O expositor deve escolher um produto padrão, um produto principal para ser o mais vendável, que leve algo de novidade ou lançamento para a Promotri, e que pense também em brindes, alguma lembrança para seus clientes. É necessário desenvolver estratégias de venda, desde uma promoção, um QR Code, para captar novos clientes, ou levar os clientes para as redes sociais. Também apresentamos dicas de atendimento para atrair os passantes que estão visitando a Promotri”.
Outra questão tratada pelo palestrante é que a Promotri dura quatro dias, manhã, tarde e noite, sendo fundamental que as equipes dos estandes usem roupas e calçados confortáveis, para aguentar todo o ritmo de trabalho.
“Mas, é especial que a equipe seja simpática, comunicativa e motivada, que entenda e conheça o produto ou serviço que está sendo oferecido, bem como a própria empresa, para melhor atender o grande volume de pessoas, inclusive pessoas diferentes, de outras regiões e municípios, que virão para a Promotri”, concluiu o consultor Sebrae, Heládio Balerini.
Luiz Carlos Gnoatto / Comunicação Ascoagrin