Notícias

Pesquisa aponta que consumidores catarinenses estão otimistas para 2024

Maior parte dos entrevistados afirmou que tem como principal meta economizar no próximo ano.

Pesquisa aponta que consumidores catarinenses estão otimistas para 2024
Foto: Imagem ilustrativa

Os consumidores catarinenses estão otimistas quanto às condições econômicas e mais seguros para a permanência do emprego, de acordo com o que aponta a pesquisa de expectativas do consumidor para 2024, realizada pela Fecomércio de Santa Catarina. O estudo avalia a percepção dos consumidores, além dos principais objetivos para o próximo ano.

Para 69,1% dos catarinenses, a economia em 2024 será melhor do que em 2023, uma alta de 4,4 p.p. em relação à expectativa do ano passado. Os que responderam que será um ano pior somam 15,6% e os que dizem que permanecerá a mesma chegam a 13,1%.

A amostra foi realizada com 602 consumidores em sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages. O projeto é realizado em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos entrevistados.

Quanto à expectativa para o emprego, a maioria dos catarinenses (55,3%) afirmou que está seguro e 15,9% afirmaram que estão muito seguros. Por outro lado, o percentual dos que afirmaram que estão inseguros é de 11,5%, e que estão muito inseguros é de 1,2%, resultado inferior aos anos anteriores.

Destino do 13º salário

A destinação do décimo terceiro salário entre as cidades tem o pagamento de dívidas como prioridade em Blumenau (45,9%). Já a compra de presentes de natal é a primeira escolha entre os cidadãos de Lages (42,2%).

O motivo precaucional é destaque em Joinville, onde 41,0% responderam que pretendem economizar. Viajar encontra as maiores participações em Florianópolis (14,8%), Joinville (14,8%) e Chapecó (14,0%).

Adquirir novos produtos para casa e família registrou maiores participações na capital do estado (11,1%) e em Chapecó (10,0%). Já o maior percentual de entrevistados indecisos está em Criciúma (15,3%).

Metas

A maior parte dos consumidores afirmou que tem como principal meta em 2024 economizar (24,6%), seguida de 15,4% comprar um imóvel e 10,6% comprar/trocar veículo.

Ainda conforme a pesquisa, o consumidor segue preocupado com o orçamento financeiro, já que 10,1% declarou como meta quitar as dívidas.

Em função das cidades pesquisadas, o maior percentual de entrevistados que desejam economizar está em Joinville (47,5%). A cidade no Norte catarinense também lidera o ranking no que diz respeito à aquisição de imóvel (19,2%) e na compra ou troca de carro/moto (21,2%).

Em relação a quitar dívidas o destaque ficou por conta de Blumenau (13,9%). No que quesito viajar a liderança foi de Florianópolis (17,7%). Enquanto, estudar obteve maior percentual em Chapecó (10,4%). Já “reformar a casa” e “comprar móveis para a casa” foram metas mais citadas em Criciúma com 7,5% e 11,9%, respectivamente.

 Oeste Mais

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Domingo
Máxima 19º - Mínima 11º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 16º - Mínima 2º
Céu nublado com chuva moderada

Terça
Máxima 10º - Mínima -1º
Céu limpo

Quarta
Máxima 17º - Mínima 0º
Períodos nublados com chuva fraca

Quinta
Máxima 15º - Mínima 8º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.