O Brasil vai testar o impacto da jornada de trabalho de 4 dias por semana. As inscrições para empresas interessadas já começaram!
A iniciativa é da 4 Day Week, uma organização sem fins lucrativos que conduz diversos testes globais sobre a carga horária reduzida na rotina produtiva, em parceria com a empresa brasileira Reconnect Happiness at Work.
Esse método, já aplicado pela 4 Day em outros países, é chamado de 100-80-100. A ideia é receber 100% do pagamento, trabalhando 80% do tempo e mantendo 100% da produtividade. A proposta é adotar um modelo que vai unir manutenção dos salários, redução da jornada e aumento da produtiva.
Ao final do estudo, serão medidos o estresse, equilíbrio entre vida pessoal e profissional, resultados financeiros e rotatividade dos funcionários.
Essa metodologia foi criada pela Boston College, universidade americana referência nas pesquisas de produtividade no trabalho.
As empresas no Brasil que se interessarem em testar a jornada de quatro dias de trabalho por semana devem se inscrever no site da 4 Day Week.
A experiência começa daqui a seis meses, em setembro. As inscrições vão até agosto. Os gestores terão de participar de reuniões para melhor compreender o funcionamento do novo sistema.
Portal Tri com informações Diário do Nordeste