O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta sexta-feira (7) a criação de um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ameaças e ataques contra escolas.
A plataforma foi criada em parceria com a SaferNet Brasil, uma ONG que atua na prevenção e na educação digital.
O formulário para recebimento das denúncias já está ativo no site do ministério, clique aqui para acessar. Todos os conteúdos enviados serão mantidos sob sigilo.
A plataforma permite que as denúncias sejam investigadas de forma mais rápida e eficiente. Os dados serão analisados pela equipe do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Diretoria de Operações Integradas e Inteligência (Diopi), que tem atuado fortemente no assessoramento de investigações sobre crimes virtuais no Brasil. O grupo agora conta com 50 policiais, que irão se dedicar nos próximos dias, exclusivamente e em regime de plantão 24 horas, ao monitoramento das ameaças contra escolas na internet.
A SaferNet Brasil atua na promoção dos direitos humanos na internet e, desde 2006, oferece uma plataforma online para denúncias de conteúdo ilegal ou prejudicial na rede. A criação do canal de denúncias é mais uma ação da Operação Escola Segura, uma mobilização do governo federal em parceria com os estados para realizar ações preventivas e repressivas contra ataques nas instituições de ensino em todo o país.
SBT News