O que eu mais ouço as pessoas falarem quando eu digo que trabalho com etiqueta é “Nossa, mas precisa ter Etiqueta”?, “Ah, mas é muita frescura, não precisa ter tanta regra”, “Eu nunca vou usar tudo isso”. E assim segue, tantos outros comentários da maioria de pessoas que nunca teve contato com a etiqueta de verdade, que não sabe porque existem essas regras e não entendem sobre o seu uso no dia a dia.
Esta semana, tive a alegria de fazer um curso de mesa posta para a Páscoa em Vargeão, minha terra natal e onde eu sempre estou quando posso, porque eu amo aquela cidade.
Mais alegria ainda, por ter pessoas amigas ao meu lado, que quiseram conhecer mais sobre a etiqueta e me deixaram encantada com a vontade delas de saber um pouquinho mais. (Obrigada meninas, por abrirem seus corações para a etiqueta e a mesa posta).
Porque, como diz o título, frase da Coco Chanel, a elegância está, justamente, na simplicidade. O que eu ensino nos meus cursos são as regras de etiqueta, claro, porque precisamos ter um caminho à seguir na hora de montar uma mesa em casa, seja para café da manhã, almoço ou jantar, e conhecer tudo o que se usa ao preparar essa recepção.

Esse é o trabalho da etiqueta, para quando você sair para jantar. Deixar você seguro para experimentar novos sabores, novas comidas, viver essas sensações, sem medo de fazer errado. E alguns dizem: “Ah, mas eu olho as outras pessoas e faço igual”, mas, e se essa pessoa também não conhece a etiqueta e, ao invés de usar a lavanda para limpar os dedos, tomar o líquido? Sim, usamos lavanda para lavar os dedos quando comemos algo com a mão. E existem alimentos que não precisamos de talheres (eu ensino quais são no meu curso de Etiqueta à Mesa e Mesa Posta).

Então, use o que você tem em casa sem medo. Sabe aquele faqueiro que você ganhou de casamento e está guardado? Lá no armário ele só vai estragar. Quanto mais você usa, mais bonito ele fica. E aquelas taças que você nem sabe pra que servem? Coloque à mesa, ficam lindas e até o sabor do vinho fica melhor.
E lembre-se, “a simplicidade é a chave da verdadeira elegância”.
Aproveito o momento para pedir sugestões de assuntos que você gostaria de ler. Porque essa coluna é para você. Se quiser compartilhar fotos de suas mesas em casa, eu vou amar. Nos vemos na semana que vem.
Cris Salvi
Consultora e professora de Etiqueta, com formação pela Escola Brasileira de Etiqueta de São Paulo
crisesalvi@hotmail.com