Aconteceu na noite dessa segunda-feira (20), no Ginásio Municipal de Esportes Adelino Mangini, do Município de Dionísio Cerqueira, em parceria com o departamento Municipal de Esportes, uma avaliação fisioterapêutica das acadêmicas do curso de Fisioterapia da Uceff do Polo de Barracão, onde foi utilizado o protocolo FIFA 11 + (ELEVEM PLUS), um programa de prevenção de lesões no futebol que foi desenvolvido por um grupo de especialistas internacionais, baseado em sua experiência prática com distintos programas de prevenção de lesões para jogadores.
Este programa é utilizado por diversas equipes de renomes, tanto nacionais quanto internacionais.
Na aplicação do programa foi utilizado 13 atletas da escolinha de futebol e futsal do Polo da Chapecoense do Município de Dionísio Cerqueira. A avaliação esteve sob a supervisão do Professor Fisioterapeuta Jonathan Teixeira.
Sendo realizadas diversas atividades divididas em três partes: exercícios de corrida em baixa velocidade, exercícios de força, pliometria e equilíbrio e novamente exercícios de corrida com velocidade moderada a alta, combinados com exercícios de fixação.
O efeito preventivo do programa foi cientificamente comprovado num ensaio controlado randomizado. É simples e não requer aparelhos, somente alguns equipamentos, como bolas e cones. É um programa completo de aquecimento com vários níveis onde os exercícios resultam no fortalecimento dos músculos do core e das pernas.
Além disso, melhora o controle neuromuscular estático, dinâmico e reativo, além da coordenação, do equilíbrio e da agilidade.
Estudos comprovam que equipes que praticavam o FIFA 11+ regularmente tiveram de 30% a 50% menos jogadores lesionados.
Portal Tri