Na manhã desta sexta-feira (06), o Corpo de Bombeiros atendeu a um chamado de captura de animal perigoso. O fato aconteceu em um galpão as margens da BR 163, próximo ao Clube Santa Mônica, em Dionísio Cerqueira.
O animal se tratava de um escorpião.
Ainda não se sabe como o animal chegou ao município tendo em vista não ser comum escorpiões em nossa região. Mas acredita-se que o mesmo teria vindo em um dos caminhões que carregam e descarregam mercadorias no local.
Após a captura o animal foi entregue pelos Bombeiros para a equipe da epidemiologia da secretaria de Saúde de Dionísio Cerqueira e após ele será encaminhado ao laboratório central para que testes sejam realizados para descobrir a origem do animal, e quais os perigos que ele apresenta.
A suspeita é de que seja um Tityus Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo, é um escorpião típico do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil. É a principal espécie que causa acidentes graves, com registro de óbitos, principalmente em crianças. Possui as pernas e a cauda amarelo-claro e o tronco escuro. A denominação da especie é devida à presença de uma serrilha nos 3° e 4° anéis da cauda. Mede até 7 cm de comprimento. Sua reprodução é partenogenética, na qual cada mãe tem aproximadamente dois partos com, em média, 20 filhotes cada, por ano, chegando a 160 filhotes durante a vida. Devido aos hábitos domiciliares e à periculosidade da picada é responsável pela maioria dos acidentes escorpiônicos verificados no Brasil em região urbana, devido ainda à grande expansão de distribuição nos últimos 25 anos.
Portal Tri com informações CBM SC e Wikipédia