Notícias

Confirmada ‘célula convectiva explosiva’ que causou destruição em Itapiranga

Meteorologista Piter Scheuer explica o fenômeno que atingiu Itapiranga, no Extremo-Oeste

Confirmada ‘célula convectiva explosiva’ que causou destruição em Itapiranga
Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

O fenômeno climático que atingiu o interior do município de Itapiranga, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, e causou estragos na tarde da terça-feira (27) foi uma tempestade convectiva gerada por uma célula explosiva, que resultou em um vendaval. A informação é do meteorologista Piter Scheuer.

Segundo ele, a tempestade se propagou sobre a Linha Cotovelo interior do município por volta das 14h, provocando chuvas fortes, granizo e vendaval com destelhamento, além de quedas de árvores e falta de energia.

“Essa situação do tempo foi proporcionada pela propagação de uma célula convectiva explosiva aliada a uma baixa pressão e perturbações de ondas curtas nos níveis médios e altos da atmosfera, como já previsto com antecedência”, informou.

O meteorologista destaca que está investigando se chegou a ocorrer um tornado ou uma microexplosão, mas até o momento se confirma apenas a tempestade convectiva.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, foram atendidas 17 ocorrências. Os socorristas realizaram cerca de 15 cortes de árvores e desobstrução das vias e distribuíram 150 metros quadrados de lonas. Uma casa teve o telhado arrancado. Também foram atendidos destelhamentos de edificações agrícolas e pontos com queda de energia elétrica.

ND+

----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.