O município de Guarujá do Sul recebeu uma unidade coletora de lâmpadas para uso da população, nesta segunda-feira, dia 19, através dos representantes do Conder (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional), por meio da secretaria executiva, Jussara Reginatto, do diretor do Programa Gestão Ambiental, José Francisco Mora, e o diretor do programa Mais Asfalto, Volmir Giumbell.
O coletor será um PEV (Ponto de Entrega Voluntária) de lâmpadas tubulares e compactas e ficará disponível na Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo do município. A população fica responsável por destinar corretamente esses resíduos até o PEV. Posteriormente, as lâmpadas serão armazenadas e destinadas para tratamento e reciclagem.
As lâmpadas são resíduos que não podem ser descartados na coleta convencional, pois possuem em sua composição substâncias nocivas, que prejudicam o meio ambiente e colocam em risco a saúde da população. Por este motivo é necessário ter um cuidado especial tanto no seu manuseio quanto na hora do descarte.
É importante lembrar também que o coletor deverá receber apenas lâmpadas. Essas devem estar limpas e ser descartadas com cuidado para não quebrarem.
O coletor foi adquirido com recurso do Ministério Público de Santa Catarina e auxiliará o município nas ações do programa Penso, Logo Destino que tem como finalidade a conscientização e o envolvimento de todos os catarinenses para o descarte correto dos resíduos sólidos, sendo este articulado pelo Conder e o IMA (Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina).
ASCOM