Esportes

Seleção Brasileira goleia Uruguai, avança para final da Copa América e se classifica para as Olimpíadas 2028

Com show de Amanda Gutierres e gol de Marta, Seleção Brasileira vence o Uruguai por 5 a 1

Seleção Brasileira goleia Uruguai, avança para final da Copa América e se classifica para as Olimpíadas 2028
Foto: Lívia Villas Boas / CBF

A Seleção Brasileira goleou o Uruguai por 5 a 1 na noite de terça-feira (29) e garantiu uma vaga a curto e outra a longo prazo: a primeira é para a final da Copa América, neste sábado (2), e a segunda para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028. No caminho para o nono título da Copa América estará a Colômbia. O jogo será às 18 horas (de Brasília) no estádio Casa Blanca, mesmo palco da semifinal.

O Brasil manteve sua tradição pessoal de comparecer às finais da Copa América: são dez finais em dez edições do torneio. O último passo da caminhada até a decisão foi um baile em que a Seleção desfilou um futebol decisivo, ofensivo e bem jogado, com direito a golaços e grande atuação de Amanda Gutierres, com dois gols, e Marta, que fez seu primeiro na competição e ditou o ritmo da Amarelinha.

O Uruguai até tentou surpreender, da maneira como o técnico Arthur Elias previu durante a semana: um contra-ataque rápido em que poucos toques na bola resultou em chance de gol. Com três minutos de jogo e dois passes, Carballo ficou de frente para Claudia, que defendeu duas vezes para abafar o perigo.

A resposta veio logo depois. Marta acertou um cruzamento primoroso para Amanda Gutierres, que cabeceou com extrema técnica no ângulo de Sánchez, que sequer reagiu. O Uruguai ainda tentava entender o gol que havia tomado, quando Gutierres cruzou na área, Fátima chutou abafada pela zaga e Gio aproveitou o rebote para ampliar: dois a zero com 12 minutos de jogo.

No susto, as uruguaias foram novamente ao ataque, e em mais uma jogada rápida Belén Aquino aproveitou um bate-rebate na área brasileira para carimbar o travessão de Claudia. O ritmo do jogo parecia ditado pela altitude de Quito tamanha velocidade, e o terceiro gol do Brasil não tardou: Duda Sampaio cobrou falta para a área e a zagueira Isa Haas foi derrubada por Farías. Pênalti que Marta cobrou com categoria para fazer seu primeiro gol na competição.

O Brasil era dono do jogo, mas o segundo tempo começou disposto a iludir o Uruguai em busca de reação. Isso porque, num escanteio cobrado por Lacoste no primeiro pau, a bola desviada por Tarciane bateu em Isa Haas e entrou contra a meta de Claudia. O Uruguai cresceu, reclamou de pênalti minutos depois e quase descontou em cobrança de falta de Lacoste, que obrigou Claudia a uma linda defesa.

Mas passados dez minutos de intensidade das adversárias, o Brasil retomou o controle da partida com autoridade: em uma falta a frente da intermediária, Amanda Gutierres pegou na veia e marcou um golaço de falta. O placar foi fechado em uma tabelinha de Marias Eduardas: Duda Sampaio deu belo passe para encontrar Dudinha, que invadiu a área pela direita e chutou forte para vencer Sánchez e levar o Brasil para um lugar que conhece bem: a final da Copa América.
 
Assessoria de Comunicação CBF
----------------------
Receba GRATUITAMENTE nossas NOTÍCIAS! CLIQUE AQUI
----------------------

Envie sua sugestão de conteúdo para a redação:
Whatsapp Business PORTAL TRI NOTÍCIAS (49) 9.8428-4536 / (49) 3644-4443

Cotações

Clima

Quinta
Máxima 23º - Mínima 8º
Períodos nublados

Sexta
Máxima 24º - Mínima 13º
Períodos nublados

Sábado
Máxima 26º - Mínima 19º
Céu limpo

Domingo
Máxima 22º - Mínima 16º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Segunda
Máxima 19º - Mínima 13º
Céu nublado com aguaceiros e tempestades

Sobre os cookies: usamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.