Geral | 02/07/2013 18h01 - Atualizado em 03/07/2013 08h34

Tri-fronteira: Em entrevista, Comandante resgata história do Corpo de Bombeiros Militar de Dionísio Cerqueira


Mudar o tamanho da letra: A+ A-

Tri-fronteira: Em entrevista, Comandante resgata história do Corpo de Bombeiros Militar de Dionísio Cerqueira
Foto foi tirada no desfile de inauguração do Corpo de Bombeiros em 1985/Foto arquivo/CBMDC

Quartel tem 28 anos de instalação e atendimento na Tri-fronteira

Nesta terça-feira, dois de julho, é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro. Em comemoração a data, na tri-fronteira ocorre a Semana da Prevenção, realizada pelo Quartel do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira. Acreditamos que este também é um momento propício para conhecer mais sobre o trabalho prestado pelos bombeiros da região fronteiriça e principalmente resgatar alguns pontos da história, a qual tem 28 anos de instalação.

Em entrevista ao Portal Tri, o 2º Sargento Bombeiro Militar, Comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Dionísio Cerqueira, Luizberto H. Costa, falou sobre o desenvolvimento da corporação até este ano de 2013. Durante a conversa o Comandante também falou sobre projetos que ainda serão conquistados. Ao final Luizberto deixou uma mensagem aos profissionais que integram o Corpo de Bombeiros.


(Comandante, Luizberto H. Costa/Foto: Ana Braulio/Portal Tri)

Confira a entrevista na íntegra:

Portal Tri - Há quanto tempo atua o Corpo de Bombeiros em Dionísio Cerqueira e como se deu a instalação?

Comandante - “O Corpo de Bombeiros está instalado em Dionísio Cerqueira desde o dia dois de abril de 1985. Época em que o Governador do Estado de Santa Catarina era o Esperidião Amin e prefeito de Dionísio, Adelino Mangini, já falecido. A instalação foi viabilizada junto ao Governo do Estado, inicialmente com o Quartel junto a Polícia Militar, no bairro Agrícola, com dois caminhões de combate a incêndio e aproximadamente 35 bombeiros militares. Naquele tempo, o serviço do Corpo de Bombeiros era exclusivamente para o combate a incêndio e atendimentos a acidente de trânsito. Não existia atendimento pré-hospitalar, que hoje é uma das maiores demandas de ocorrências do Corpo de Bombeiros. Também não se trabalhava muito com a prevenção. O que se trabalhava mesmo era no combate e não na prevenção, ainda estava se iniciando a área técnica no Corpo de Bombeiros. Hoje o combate a incêndios é uma das áreas que dá menos ocorrências, sendo que a prevenção é a que consome mais os nossos esforços”.

Portal Tri - Qual o desenvolvimento que teve a estrutura física e humana do Corpo de Bombeiros?

Comandante - “Quando foi instalado aqui em Dionísio Cerqueira, apenas três cidades do Extremo Oeste tinham o Corpo de Bombeiros, sendo elas Chapecó, São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira. Na ocasião, tínhamos bastante efetivo, como já citado, éramos em torno de 35 bombeiros militares. Com o passar do tempo, implantaram-se mais Quartéis em outras cidades como, São José do Cedro, Palma Sola, Guaraciaba, Itapiranga, Iporã do Oeste e Maravilha. Por conta disso, os primeiros Quartéis, que tinham mais efetivo, foram cedendo seus bombeiros militares para os novos, até porque na época não havia um programa de inclusão de novos soldados. Hoje nós estamos com 13 bombeiros militares, é pouco pela demanda de ocorrências, mas nós temos conseguido trabalhar e prestar um bom trabalho. Ao longo dos anos o Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira evolui muito, tanto nacional como regionalmente. Em 2000, a população se mobilizou junto com as lideranças do município, com o efetivo do Corpo de Bombeiros na época e foi construída esta nova sede, onde o Corpo de Bombeiros está instalado hoje, próximo ao centro. A questão de viaturas foi melhorando também, temos hoje viaturas boas. Temos dificuldade com relação a viatura de incêndio, porém receberemos em breve uma viatura de combate a incêndio nova. As conquistas foram muitas, felizmente na questão do efetivo acabou regredindo, de 35 para 13 bombeiros. Mas é uma realidade que não é uma particularidade apenas dos bombeiros de Dionísio Cerqueira, mas de todo o Estado”.

Portal Tri
– Existem particularidades nos atendimentos do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira?

Comandante - “Com relação aos atendimentos, as particularidades do Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira são regionais, de todos os municípios do Extremo Oeste. Antigamente, quando foi ativado, nós atendíamos muito incêndio em residências e matas. Aos poucos, talvez pelo nosso trabalho preventivo, o número de incêndios diminuiu muito. Hoje o que mais tem gerado ocorrência são os acidentes automobilísticos, em face do grande número de rodovia existentes na fronteira, também pela condição destas, que nem sempre estão trafegáveis, além das condições do tempo, como neblina. Entre as ocorrências de menor gravidade estão os trabalhos realizados  na parte de assistência, no transporte de pessoas, com certos tipos de doenças, até o Hospital. Mesmo não sendo um trabalho especificamente do Corpo de Bombeiros, hoje nós desempenhamos essa função no sentido de cooperar com a saúde pública”.

Portal Tri – Qual foi o atendimento que marcou a corporação ou sua vida profissional?

Comandante - “Particularmente ao longo dos anos a gente atende a tantas ocorrências, que acaba sendo uma rotina. Me recordo de ocorrências que foram impactantes, talvez nos emocionando mais. Entre elas, uma no Trevo de Idamar envolvendo uma criança, a qual bombeiro nenhum deseja atender. Na ocasião, a criança estava em estado de gravidade, isso constrangeu bastante. Outra ocorrência que marcou aqui a corporação do Corpo de Bombeiros, a qual não participei, foi o acidente na BR 282, que envolveu um ônibus e um caminhão, com grande número de mortes, incluindo a perda de bombeiros, profissionais do SAMU e imprensa, entre outros que estavam prestando apoio. Em termos de ocorrência aquela foi a mais impactante que jamais sairá da mente de todos os bombeiros que trabalharam naquele local”.

Portal Tri – O Quartel trabalha com projetos para 2013?

Comandante - “Eu assumi o comando do Corpo de Bombeiros de Dionísio em julho do ano passado, completando um ano de comando. Quando assumi, falei que minha prioridade seria melhorar as instalações do Quartel, questão de mobilha, que na época estava bastante defasada e deteriorada, isso a gente está fazendo e vou cumprir até o final do ano. Já estamos licitando a pintura nova do quartel, para dar um melhor destaque. Sendo que um grande projeto é também a substituição do nosso caminhão de combate a incêndio, que já está numa situação bastante comprometida, não oferece mais condição de segurança para a guarnição, nem condições de prestar um bom atendimento para a população. Estamos prestes a receber esse novo caminhão, que virá do Corpo de Bombeiros do Paraná, em razão do atendimento prestado aos municípios paranaenses, sendo eles Barracão e Bom Jesus do Sul. Em poucos dias nós faremos uma solenidade de entrega. A qual é uma das principais conquistas do Corpo de Bombeiros de Dionísio para este ano. Iniciaremos também mais um Curso de Bombeiros Comunitários, que é o curso básico de atendimento a emergência, que está com as inscrições abertas. Além da aquisição de alguns equipamentos que irão auxiliar no trabalho das guarnições, no segundo semestre deste ano”.

Portal Tri – Quais as atividades que fazem parte da Semana da Prevenção, alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, em Dionísio Cerqueira?

Comandante - “Entre os dias primeiro e cinco de julho, nós trabalhamos com a Semana da Prevenção em comemoração ao Dia Nacional do Bombeiro, datado neste dia dois de julho. Aqui em Dionísio e nas cidades em que o Corpo de Bombeiros atende, nós estamos realizando palestras em escolas. Sendo que também será realizado neste período o Programa Alerta Vermelho, voltado para área técnica, nas visitas de residências familiares, fora o comércio, que é atendido ao longo dos anos. Nas vistorias, os moradores são apenas orientados sobre fiação elétrica, estrutura física das residências e localização, entre outras informações. Neste ano, diferente de anos anteriores, serão visitadas residências de Barracão e Bom Jesus do Sul”.

Portal Tri – Qual a mensagem dedicada a corporação neste Dia Nacional do Bombeiro?

Comandante - “Eu gostaria de parabenizar e agradecer a todos bombeiros militares e comunitários que prestam serviço aqui no Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira, pela dedicação e esforço. Nós ao longo do ano, trabalhamos, delegamos funções e acabamos não tirando um momento para fazer um agradecimento ou elogiar. Agora eu gostaria, por intermédio do Portal Tri, que é um meio de comunicação muito acessado, deixar aqui o meu agradecimento como Comandante à todas essas pessoas que tem ajudado o Corpo de Bombeiros a se desenvolver e assim prestar um bom atendimento à comunidade. Com certeza um Comando se faz por intermédio da equipe e o Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira é uma boa equipe. Os méritos e os parabéns são de todas essas pessoas”.

Hoje é Dia Nacional do Bombeiro...

GBA – Corpo de Bombeiros iniciou na segunda (01) Campanha Alerta Vermelho 

Ana Braulio/Portal Tri

Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira

Fotos: Arquivo CBMDC/Portal Tri

  • Imprimir
  • Entre em contato
  • Enviar por e-mail
  • Comentários
0 comentários
Entre em contato
enviar para o e-mail
0 comentários


MAIS PUBLICAÇÕES


SMO – Enoi Scherer assume a Ameosc

Três prefeitos do PSD foram indicados para o cargo  O prefeito de Tunápolis foi eleito para o mandato que se inicia em janeiro de 2015 presidente da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (AMEOSC), nessa quinta-feira (18), no auditório da entidade Três prefeitos do

SJC - Produtores fazem manifestação contra Laticínios LBR

 O trânsito esta fluindo  normalmente Produtores de São José do Cedro pretendem chamar a atenção das autoridades e denunciar a Laticínios LBR (antiga Laticínios Cedrense) pela falta de pagamento aos produtores. A manifestação começou às 14h, no trevo de acesso a lacticínios, que também é

Itália julgará em fevereiro extradição de Pizzolato

Tanto o Brasil quanto o Ministério Público da Itália recorreram da decisão A Justiça italiana marcou para o 11 de fevereiro de 2015 o julgamento final sobre o destino que dará ao brasileiro Henrique Pizzolato, ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil, condenado por envolvimento no mensa

SMO – Lançado 17º São Miguel Tchê

Evento será realizado em fevereiro e contará com rodeio artístico  Na noite desta quarta-feira (17), a patronagem do Centro de Tradições Gaúchas Porteira Aberta de São Miguel do Oeste realizou o lançamento oficial do 17º São Miguel Tchê. O evento, que compõe a programação do aniversário d

SMO - Oswaldir & Carlos Magrão encerram programação do Natal Luz e Magia

Evento, realizado na noite desta quarta-feira (17), na Praça dos Motoristas, teve ainda diversas atrações locais Interpretando canções tradicionais da cultura gaúcha, como “Eu sou do Sul”, “Querência amada” e “Lago verde azul”, a dupla Oswaldir & Carlos

Deputados federais terão R$ 5 mil a mais de salário a cada mês

Subsídios do Legislativo e do Judiciário passariam a ser de R$ 33,8 mil e os do Executivo, de R$ 30,9 mil, mas precisam ser votadas pelo Senado A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira (17), propostas de aumento dos salários dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do procu

Como identificar se seu cão está sentindo dor

Além de evitar o sofrimento prolongado, o diagnóstico precoce só traz benefícios Eles não reclamam, dificilmente choram e nunca apontam onde está o incômodo. Infelizmente, isso não significa que o melhor amigo do homem seja imune à dor. "Muitas vezes, o dono só percebe que há um problema


HORÓSCOPO



MERCADO FINANCEIRO


Moedas Bolsas
  • Dólar Comercial Carregando...
    Dólar Paralelo Carregando...
    Euro Carregando...


OFERTAS DO PORTAL


12345


FANPAGE




AGENDA DE EVENTOS


20/12/2014
PABLO DELVALLE
Em Bernardo de Irigoyen - Argentina - No Casino Del Mocona

24/12/2014
Bailão de Natal
Animação: Top Sul Local: Cube Cruzeiro/ Paraíso/SC Início: 23h30

24/12/2014
Noel Fest
Local: Nova Farol/ SMOeste

27/12/2014
LOS BIQUERS
No Casino Del Mocona em B. de Irigoyen- ARGENTINA

1



CENTRAL DE ATENDIMENTO
+55 49 3644.4443
+55 49 3621.4806


Siga-nos:FacebookTwitter