Geral | 16/09/2010 09h59

SMO - reportagem resgata a história dos quíntuplos de São Miguel do Oeste


Mudar o tamanho da letra: A+ A-

SMO - reportagem resgata a história dos quíntuplos de São Miguel do Oeste
Pai e Mãe com o filho mais velho e os quíntuplos
– Hoje, é mais fácil criar do que naquele tempo. Mas, com certeza, é mais difícil educar. A opinião é de Terezinha Neoci Imhoof, a primeira moradora de Santa Catarina a dar à luz quíntuplos. Foi em 16 de março de 1982, em São Miguel do Oeste.

Vinte e oito anos depois, uma mãe de Braço do Norte repetiu o feito. No último dia 20, em Florianópolis.

– Vejo pelos netos que as crianças de hoje são diferentes. Eu dava banho, fazia uma bacia de pipocas e eles sentavam no sofá para ver televisão. Nenhum levantava sem eu permitir – recorda Terezinha.

A mãe fala com a autoridade de quem pariu cinco em uma gestação.

– Foi uma bênção colocar eles no mundo. Mas também vê-los crescer, aprender a falar, a caminhar.

E com a serenidade de quem vivenciou simultaneamente cinco infâncias, cinco adolescências, cinco pessoas entrando na fase adulta:

– Eu me sinto vitoriosa, pois consegui dar educação a eles. Meus filhos nunca nos deram problema.

O nascimento dos quíntuplos do casal Terezinha e Ivo Imhoof entrou para a história. A dona de casa tinha 31 anos e o marido, motorista do antigo Departamento de Estradas e Rodagens (DER), atual Deinfra, 29 anos. Foi o primeiro caso no país onde as cinco crianças – três meninos e duas meninas – sobreviveram.

Seis anos antes, o casal havia tido um casal de gêmeos. A menina morreu. Os quíntuplos nasceram de sete meses e a gravidez foi uma surpresa. Terezinha não fez tratamento para a fecundação (o que torna mais incomum a gravidez múltipla) e a ultrassonografia havia mostrado apenas quatro fetos. Por ordem nasceram Daniel, Marcelo, Fernando, Márcia e Juliana.

– Juliana foi a última a chegar. Foi a única que precisou de aparelho para respirar – conta Terezinha.

A mãe ficou uma semana no hospital. As crianças, três meses. Precisavam ganhar peso e era necessária uma grande quantidade de leite materno. A cada três horas Terezinha pisava ao hospital. Mas a quantidade de leite não era suficiente. Mães voluntárias se apresentaram e foi montada uma escala. Com um mês de vida, os cinco começaram a tomar leite em pó.

– Eram latas e mais latas, uma mamadeira atrás da outra.

A chegada dos cinco alterou a vida da família. A casa onde os Imhoof moravam era pequena, com 78 metros quadrados. Faltava banheiro e foi preciso fazer um quarto para os cinco bebês.

A imprensa mostrou esta realidade e campanhas foram desencadeadas no Sul do Brasil. Foram arrecadados material de construção, berços, cobertores, brinquedos. Também foi aberta uma conta bancária.

– Enfrentamos dificuldades, pois não era leite ou roupa para uma criança: era para cinco. Além disso, tinha o mais velho que ainda era pequeno e também precisava de atenção – lembra a mãe.

Para Terezinha, foi graças à solidariedade das pessoas que conseguiram criar os filhos:

– Sempre que um jornalista me procura eu dou toda atenção. Não fosse a divulgação, as pessoas não teriam nos ajudado.

Atualmente, três vivem em Sorriso, no Mato Grosso, e outros dois continuam na casa dos pais em São Miguel.


Fonte: Diário.com
  • Imprimir
  • Entre em contato
  • Enviar por e-mail
  • Comentários
0 comentários
Entre em contato
enviar para o e-mail
0 comentários


MAIS PUBLICAÇÕES


Primo de Bruno diz que corpo de Eliza Samudio está próximo ao aeroporto de Belo Horizonte

Em entrevista à Radio Tupi, ele negou a participação do goleiro no sequestro e na morte da ex-modelo RIO - O primo do goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza, Jorge Rosa Sales, revelou nesta quinta-feira que o corpo da ex-modelo Eliza Samudio está enterrado num terreno próximo ao Aerop

Dois homens são presos por tráfico de drogas em Mondaí

Prisões ocorreram durante a manhã desta quinta-feira (24) Por volta das 9h foi preso o homem de iniciais H.O.W., 32 anos, residente no Bairro Antas. Na casa dele a PM encontrou 741 gramas de maconha, que estava escondida no forro da residência. A droga e o homem foram encaminhados à Deleg

No frio, casal acolhe e cuida de cães em posto de combustíveis no RS

Para quem quiser ajudar os animais, o contato pode ser feito pelo e-mail posto@postohipica.com.br Uma cena inusitada chama atenção de quem chega em um posto de combustíveis na Zona Sul de Porto Alegre. Enfileiradas, bacias forradas com cobertores servem como abrigo para cachorros de rua.

Avião com 116 pessoas a bordo cai na África

Aeronave da Air Algérie sumiu entre Burkina Faso e a Argélia Um avião da Air Algérie que viajava de Uagadugu, em Burkina Faso, a Argel, caiu nesta quinta-feira (24) com 116 pessoas a bordo, segundo autoridades da agência de aviação da Argélia  e a própria companhia. “Posso confirma

DC – Bombeiros Militares realizam palestra para apresentação de novas regras da Lei 16.157

A Lei 16.157 Dispõe sobre as normas e os requisitos mínimos para a prevenção e segurança contra incêndio e pânico e estabelece outras providências Na manhã desta quinta-feira (24) o Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira com o apoio do 12° Batalhão de São Miguel do Oeste promoveu no Aud

Carro passa por cima de criança em garagem e bebê sobrevive

Menino sofreu queimaduras leves Um vídeo de um circuito interno de segurança, publicado no YouTube nessa quarta-feira, mostra um bebê de 1 ano sendo atropelado por um carro na garagem de casa, em Manaus, nesse domingo. O bebê sofreu queimaduras leves.  De acordo com a avó do me

Cães sentem ciúme do dono, diz estudo

Pesquisa constatou que os animais mostravam mais ciúme quando seus proprietários interagiam com algo que parecia ser um cachorro do que quando davam atenção a outros objetos Uma pesquisa confirmou o que muitas pessoas que têm cachorros já sabem: os cães sentem ciúme de seus donos. Em um e


HORÓSCOPO



MERCADO FINANCEIRO


Moedas Bolsas
  • Dólar Comercial Carregando...
    Dólar Paralelo Carregando...
    Euro Carregando...


OFERTAS DO PORTAL


12345


FANPAGE




AGENDA DE EVENTOS


25/07/2014
Show com Lourenço e Lourival
Local: Guaraciaba, na 4ª Festa dos Produtos da Roça

26/07/2014
Baile com a Banda Nave Som
Local: Guaraciaba na 4ª Festa dos Produtos da Roça

10/08/2014
36ª Oktoberfest/2014
Local: Itapiranga 10, 11 e 12 de outubro

16/08/2014
11ª edição do Canta Itapiranga
Local: Linha Presidente Becker/Itapiranga

29/08/2014
FECAPO 2014
Local: Clube Independente/DC Animação: Banda América

1



CENTRAL DE ATENDIMENTO
+55 49 3644.4443
+55 49 3621.4806


Siga-nos:FacebookTwitter