Publicidade
Geral | 05/01/2013 10h10 - Atualizado em 07/01/2013 11h05

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão


Mudar o tamanho da letra: A+ A-

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão
Confira lista de alimentos que devem ser privilegiados/Foto: Tudo 10

Nutricionista Natália Dourado dá dicas

Quando o verão chega, traz com ele muitas coisas boas. Com sol, calor, praia e piscina, todo mundo fica mais animado. Mas tem o outro lado, que são os cuidados extras com a saúde que essa época do ano demanda. E não é só o verão, mas em qualquer dia de tempo mais quente ou seco.

"Nestes dias de muito calor, os alimentos que devem ser privilegiados são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura, por conterem boa quantidade de água em sua composição", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo mínimo diário de 400 gramas por pessoa ou o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia de frutas e hortaliças frescas para o alcance de seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. "Em dias quentes e secos não há nenhum problema em consumir uma quantidade maior de frutas e verduras, ainda mais aquelas ricas em água que são pouco calóricas e ajudam na questão da hidratação", diz ela.

Além dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio, é preciso ficar atento ao que não ingerir no calor. "Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação", aponta a nutricionista. No almoço e no jantar, o ideal é montar sempre um prato bem colorido e fresquinho, com alimentos leves que não pesem no estômago e tragam mal-estar.

A seguir, Dourado lista os oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão.

1 - Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como o cálcio, magnésio e a vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos por meio do suor durante a prática de atividades físicas e até mesmo em dias mais quentes.

2 - Pepino: é o campeão no percentual de água. "Tem apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing. Sua água ajuda no controle da temperatura corporal e nos processos orgânicos, fornecendo nutrientes para as células e eliminando delas as impurezas. A dica é consumi-lo cru. Entre diversos benefícios, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos, e dá elasticidade às células que compõe a pele. Seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa (famosa por aliviar a irritação cutânea) é rica em vitamina C, que tem função antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

3 - Abobrinha: tem em sua composição 95% de água. Rica em vitamina A, contribui para conferir benefícios a pele, devido a sua ação antioxidante, e também para a visão. "O cozimento pode diminuir um pouco da água. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-la crua em saladas", diz a nutricionista Natália Dourado.

4 - Espinafre: possui 94% de água em sua composição. Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça apresenta boas quantidades de cálcio, que é essencial para a formação dos ossos e dentes e ajuda na contração muscular; possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão. "Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Para facilitar este consumo, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados", explica a nutricionista Natália Dourado.

5 - Tomate: tem 94% de água e 20 calorias e, assim como outras frutas, possui potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.

6 - Melancia: possui aproximadamente 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. "Além de ser refrescante e com sabor doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e a glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce", fala a nutricionista Natália Dourado. É, ainda, fonte de vitamina C, potássio e magnésio.

7 - Brócolis: a hortaliça, principalmente cozida, possui aproximadamente 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico também em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro), vitamina A (essencial para visão e reprodução), fibras (necessárias para o bom funcionamento do intestino), cálcio (que ajuda ossos e dentes e ajuda a regular a pressão sanguínea) e ácido fólico (importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico).

8 - Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui os minerais fósforo, potássio e magnésio. "Além disso, é uma excelente fonte de ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo", diz a nutricionista Natália Dourado.

UOL

  • Imprimir
  • Entre em contato
  • Enviar por e-mail
  • Comentários
0 comentários
Entre em contato
enviar para o e-mail
0 comentários


MAIS PUBLICAÇÕES


SMO - Mulher atinge marido com tiro no bairro São Luiz

O homem levou um tiro na testa e foi conduzido ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso Uma mulher atingiu o marido com um disparo de arma de fogo no inicio da madrugada deste domingo (2), na rua 21 de Abril, no bairro São Luiz em São Miguel do Oeste. Conforme informações da Polícia Mili

SMO - Cedrense morre em capotamento na BR-163

Saída de pista seguida de capotamento ocorreu por volta das 2h30 no km 72,3 da BR-163 Um homem de 38 anos morreu e outras duas pessoas ficaram gravemente feridas em um acidente de trânsito registrado na madrugada deste domingo (2), na BR-163 em São Miguel do Oeste. De acordo com informaç

SLO - Idoso morre carbonizado em veículo

Fato ocorreu na tarde deste sábado em Linha São João Uma tragédia foi registrada na tarde deste sábado (1) na comunidade da Linha São João, interior de São Lourenço do Oeste. Jair José Nichetti, de 55 anos, morreu carbonizado no seu próprio carro, um Voyage, de São Lourenço do Oeste, enqu

Baleia jubarte encalha em praia de Jaguaruna, no Sul de Santa Catarina

Animal, com cerca de 8 m, foi encontrado sem vida na manhã deste sábado Uma baleia jubarte foi encontrada morta e encalhada na manhã deste sábado (1) em uma praia de Jaguaruna, no Sul catarinense. Conforme o Instituto Baleia Franca, a espécie era um filhote de cerca de um ano. Na tarde d

Questão jurídica faz cidade do Oeste catarinense empossar terceiro prefeito em três dias

Mauro Poletto e José Dal Bosco conseguiram liminar para voltarem aos cargos, mas só o nome de Dal Bosco constava na liminar que chegou à Câmara Nem o militante mais entusiasmado poderia imaginar uma semana de tanta efervescência política na pequena Xavantina, cidade com pouco mais de 4 mi

Vendas de veículos novos caem 22,4% em julho

Com isso, de janeiro a julho, as vendas de veículos novos somam 1,5 milhão de unidades, 406.000 unidades a menos do que o total emplacado em igual intervalo de 2014 As vendas de veículos novos no Brasil caíram 22,4% em julho - até a última quinta-feira - na comparação com o mesmo mês do a

Lei define o fim do emplacamento para tratores agrícolas

Os proprietários deverão realizar somente um registro providenciado sem custos Os produtores rurais finalmente podem ficar tranquilos quanto ao fim do emplacamento de tratores e máquinas agrícolas. Foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira a Lei nº 13.154, oriunda da MP 673, que


HORÓSCOPO





OFERTAS DO PORTAL


12345


FANPAGE




AGENDA DE EVENTOS


02/08/2015
Show Miro Saldanha
3ª Expo Cedro

02/08/2015
Festa do Padroeiro
Local: Bom Jesus do Sul Animação:Grupo Melodia

08/08/2015
Banda Porto do Som
Bailão do dia dos Pais Local:Pinheirinho / Dois Vizinhos-PR Inicio: 23:30hs

09/08/2015
Mate Baile-Banda Porto do Som
Local: Daltro Filho/Guaraciaba-SC Inicio:19:00hs

15/08/2015
Banda G10
Local: Caldeirão Casas de Shows/Francisco Beltrão-PR

1234



CENTRAL DE ATENDIMENTO
+55 49 3644.4443
+55 49 3621.4806


Siga-nos:FacebookTwitter