Publicidade
Geral | 05/01/2013 10h10 - Atualizado em 07/01/2013 11h05

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão


Mudar o tamanho da letra: A+ A-

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão
Confira lista de alimentos que devem ser privilegiados/Foto: Tudo 10

Nutricionista Natália Dourado dá dicas

Quando o verão chega, traz com ele muitas coisas boas. Com sol, calor, praia e piscina, todo mundo fica mais animado. Mas tem o outro lado, que são os cuidados extras com a saúde que essa época do ano demanda. E não é só o verão, mas em qualquer dia de tempo mais quente ou seco.

"Nestes dias de muito calor, os alimentos que devem ser privilegiados são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura, por conterem boa quantidade de água em sua composição", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo mínimo diário de 400 gramas por pessoa ou o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia de frutas e hortaliças frescas para o alcance de seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. "Em dias quentes e secos não há nenhum problema em consumir uma quantidade maior de frutas e verduras, ainda mais aquelas ricas em água que são pouco calóricas e ajudam na questão da hidratação", diz ela.

Além dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio, é preciso ficar atento ao que não ingerir no calor. "Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação", aponta a nutricionista. No almoço e no jantar, o ideal é montar sempre um prato bem colorido e fresquinho, com alimentos leves que não pesem no estômago e tragam mal-estar.

A seguir, Dourado lista os oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão.

1 - Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como o cálcio, magnésio e a vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos por meio do suor durante a prática de atividades físicas e até mesmo em dias mais quentes.

2 - Pepino: é o campeão no percentual de água. "Tem apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing. Sua água ajuda no controle da temperatura corporal e nos processos orgânicos, fornecendo nutrientes para as células e eliminando delas as impurezas. A dica é consumi-lo cru. Entre diversos benefícios, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos, e dá elasticidade às células que compõe a pele. Seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa (famosa por aliviar a irritação cutânea) é rica em vitamina C, que tem função antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

3 - Abobrinha: tem em sua composição 95% de água. Rica em vitamina A, contribui para conferir benefícios a pele, devido a sua ação antioxidante, e também para a visão. "O cozimento pode diminuir um pouco da água. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-la crua em saladas", diz a nutricionista Natália Dourado.

4 - Espinafre: possui 94% de água em sua composição. Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça apresenta boas quantidades de cálcio, que é essencial para a formação dos ossos e dentes e ajuda na contração muscular; possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão. "Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Para facilitar este consumo, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados", explica a nutricionista Natália Dourado.

5 - Tomate: tem 94% de água e 20 calorias e, assim como outras frutas, possui potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.

6 - Melancia: possui aproximadamente 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. "Além de ser refrescante e com sabor doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e a glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce", fala a nutricionista Natália Dourado. É, ainda, fonte de vitamina C, potássio e magnésio.

7 - Brócolis: a hortaliça, principalmente cozida, possui aproximadamente 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico também em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro), vitamina A (essencial para visão e reprodução), fibras (necessárias para o bom funcionamento do intestino), cálcio (que ajuda ossos e dentes e ajuda a regular a pressão sanguínea) e ácido fólico (importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico).

8 - Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui os minerais fósforo, potássio e magnésio. "Além disso, é uma excelente fonte de ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo", diz a nutricionista Natália Dourado.

UOL

  • Imprimir
  • Entre em contato
  • Enviar por e-mail
  • Comentários
0 comentários
Entre em contato
enviar para o e-mail
0 comentários


MAIS PUBLICAÇÕES


DC – Homem colide veículo em poste

O motorista não se feriu Por volta das 16h30 desta segunda-feira (25), um homem perdeu o controle da direção de um veículo Fiat/ Strada, placas de Dionísio Cerqueira e colidiu contra um poste na rua Adelino Mangini em Dionísio Cerqueira. Segundo informações, o motorista de 26 anos é mora

Palma Sola - Prefeito e vice sancionam Lei que unifica as Políticas dos Direitos da Criança e Adolescente

O Município ainda constituirá o Serviço Municipal de Prevenção e Atendimento Médico e Psicossocial as Vítimas de Negligências, maus tratos, exploração, abuso, crueldade e opressão A semana começou muito positiva para os palmassolenses, em especial crianças e adolescentes do município. Na

São Miguel do Oeste sedia Oficina de Estiagem da Defesa Civil Estadual

O trabalho desta segunda-feira teve como objetivo diagnosticar as principais condicionantes da estiagem no Oeste Catarinense e sugerir estratégias de minimização dos efeitos da seca Profissionais da área de Defesa Civil, Agricultura e representantes da sociedade civil organizada foram reu

Mulher morre e dois ficam feridos em acidente na PR-180

O condutor perdeu o controle numa ultrapassagem, saiu da pista e se chocou contra uma árvore Na tarde desta segunda-feira (25), por volta de 17h20 foi registrado um grave acidente na rodovia PR-180, na localidade de Vista Alegre, entre Enéas Marques e Dois Vizinhos, envolvendo um veículo

F. Beltrão - Menina de 12 anos é encontrada morta com ferimento na cabeça

Corpo foi encontrado no interior do município, distante cerca de 2 km da casa da vítima A última semana do mês de maio começou com violência em Francisco Beltrão, no sudoeste do Estado. No começo da tarde desta segunda-feira (25), uma menina de 12 anos foi encontrada morta no interior do

SMO - Prefeitura pode responder por crime ambiental

Na última semana os vereadores Maria Tereza Capra, Idemar Guaresi e José Giovenardi, denunciaram à Polícia Ambiental, um depósito irregular de lixo, no bairro Jardim Peperi em São Miguel do Oeste. Os vereadores constataram que há expressiva quantidade de lixo depositada no local. São pneu

Seara - Motorista de ônibus é investigado por assediar estudantes

A Polícia Civil (PC) de Seara, recebeu uma denúncia de que um motorista de ônibus escolar, estaria assediando uma estudante de 11 anos. O homem, que presta serviço no interior do município, deixava a menina por último e durante o trajeto tocava as partes íntimas da vítima. Para manter os


HORÓSCOPO





OFERTAS DO PORTAL


12345


FANPAGE




AGENDA DE EVENTOS


01/10/2015
Show Indústria Musical
Local: Guaraciaba/SC, na FACIG 2015

02/10/2015
Banda Gospel
Local: Guaraciaba/SC, na FACIG 2015

03/10/2015
Show Chitãozinho e Xororó
Local: Guaraciaba/SC, na FACIG 2015

04/10/2015
Tchê Sarandeio
Local: Guaraciaba/SC, na FACIG 2015

1



CENTRAL DE ATENDIMENTO
+55 49 3644.4443
+55 49 3621.4806


Siga-nos:FacebookTwitter