Publicidade
Geral | 05/01/2013 10h10 - Atualizado em 07/01/2013 11h05

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão


Mudar o tamanho da letra: A+ A-

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão
Confira lista de alimentos que devem ser privilegiados/Foto: Tudo 10

Nutricionista Natália Dourado dá dicas

Quando o verão chega, traz com ele muitas coisas boas. Com sol, calor, praia e piscina, todo mundo fica mais animado. Mas tem o outro lado, que são os cuidados extras com a saúde que essa época do ano demanda. E não é só o verão, mas em qualquer dia de tempo mais quente ou seco.

"Nestes dias de muito calor, os alimentos que devem ser privilegiados são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura, por conterem boa quantidade de água em sua composição", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo mínimo diário de 400 gramas por pessoa ou o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia de frutas e hortaliças frescas para o alcance de seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. "Em dias quentes e secos não há nenhum problema em consumir uma quantidade maior de frutas e verduras, ainda mais aquelas ricas em água que são pouco calóricas e ajudam na questão da hidratação", diz ela.

Além dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio, é preciso ficar atento ao que não ingerir no calor. "Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação", aponta a nutricionista. No almoço e no jantar, o ideal é montar sempre um prato bem colorido e fresquinho, com alimentos leves que não pesem no estômago e tragam mal-estar.

A seguir, Dourado lista os oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão.

1 - Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como o cálcio, magnésio e a vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos por meio do suor durante a prática de atividades físicas e até mesmo em dias mais quentes.

2 - Pepino: é o campeão no percentual de água. "Tem apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing. Sua água ajuda no controle da temperatura corporal e nos processos orgânicos, fornecendo nutrientes para as células e eliminando delas as impurezas. A dica é consumi-lo cru. Entre diversos benefícios, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos, e dá elasticidade às células que compõe a pele. Seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa (famosa por aliviar a irritação cutânea) é rica em vitamina C, que tem função antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

3 - Abobrinha: tem em sua composição 95% de água. Rica em vitamina A, contribui para conferir benefícios a pele, devido a sua ação antioxidante, e também para a visão. "O cozimento pode diminuir um pouco da água. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-la crua em saladas", diz a nutricionista Natália Dourado.

4 - Espinafre: possui 94% de água em sua composição. Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça apresenta boas quantidades de cálcio, que é essencial para a formação dos ossos e dentes e ajuda na contração muscular; possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão. "Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Para facilitar este consumo, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados", explica a nutricionista Natália Dourado.

5 - Tomate: tem 94% de água e 20 calorias e, assim como outras frutas, possui potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.

6 - Melancia: possui aproximadamente 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. "Além de ser refrescante e com sabor doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e a glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce", fala a nutricionista Natália Dourado. É, ainda, fonte de vitamina C, potássio e magnésio.

7 - Brócolis: a hortaliça, principalmente cozida, possui aproximadamente 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico também em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro), vitamina A (essencial para visão e reprodução), fibras (necessárias para o bom funcionamento do intestino), cálcio (que ajuda ossos e dentes e ajuda a regular a pressão sanguínea) e ácido fólico (importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico).

8 - Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui os minerais fósforo, potássio e magnésio. "Além disso, é uma excelente fonte de ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo", diz a nutricionista Natália Dourado.

UOL

  • Imprimir
  • Entre em contato
  • Enviar por e-mail
  • Comentários
0 comentários
Entre em contato
enviar para o e-mail
0 comentários


MAIS PUBLICAÇÕES


GBA - PRF apreende 30 pneus contrabandeados

A Polícia Rodoviária Federal de Guaraciaba apreendeu, por volta das 18h20 desta terça-feira (3), 30 pneus de caminhão contrabandeados do Paraguai. A carga estava em dois Bitrens que transportavam arroz. Os motoristas e veículos foram encaminhados para Polícia Federal de Dionísio Cerquiera

SMO – Paralisação termina no município

De acordo com a PRF todas as rodovias federais do estado foram liberadas Terminou hoje em São Miguel do Oeste o movimento que durava 13 dias e teve apoio de mais de duas mil pessoal que foram as ruas fazer reivindicações em prol dos caminhoneiros e agricultores. Na manhã desta terça-feir

Bcão - Rede Municipal de Ensino retorna às aulas

Após fim dos bloqueios, aulas da Rede Municipal de ensino serão retomadas na quarta-feira O Departamento de Educação de Barracão, após suspensão das aulas na Rede Municipal de Ensino devido à paralisação dos motoristas, comunica aos pais e responsáveis, que as aulas retornam a sua normali

Morre aos 68 anos, cantor sertanejo José Rico

Ele fez dupla sertaneja com Milionário, uma das mais conhecidas do Brasil. Página da dupla no Facebook diz que ele foi internado em Americana (SP) Morreu nesta terça-feira (03) o cantor sertanejo José Rico, da dupla com Milionário, informou a assessora de imprensa Amália Barros, que é sob

Justiça Federal determina deportação de Cesare Battisti

Juíza do DF, tomou decisão ao analisar pedido do Ministério Público Federal. Ela considera que o ex-ativista está em situação irregular no país A juíza federal de Brasília Adverci Rates Mendes de Abreu atendeu ao pedido do Ministério Público Federal e considerou nulo o ato do governo fede

DC - Município divulga programação de aniversário

As festividades para comemoração dos 61 anos do município iniciam no próximo sábado A programação oficial do 61º Aniversário de Dionísio Cerqueira foi divulgada na segunda-feira (02). Entre as várias atividades que serão realizadas, estão previstas inaugurações de obras, eventos esporti

DC - Aulas dos municípios da 30ª SDR voltam ao normal

Após fim dos bloqueios, aulas da Rede Estadual de ensino serão retomadas na quarta-feira A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira informa, aos pais e alunos da Rede Estadual, que com o fim dos bloqueios na região, os municípios da 30ª SDR já r


HORÓSCOPO



MERCADO FINANCEIRO


Moedas Bolsas
  • Dólar Comercial Carregando...
    Dólar Paralelo Carregando...
    Euro Carregando...


OFERTAS DO PORTAL


12345


FANPAGE




AGENDA DE EVENTOS


1



CENTRAL DE ATENDIMENTO
+55 49 3644.4443
+55 49 3621.4806


Siga-nos:FacebookTwitter