Geral | 05/01/2013 10h10 - Atualizado em 07/01/2013 11h05

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão


Mudar o tamanho da letra: A+ A-

Consumir alimentos ricos em água e sais minerais ajuda a hidratar o corpo no verão
Confira lista de alimentos que devem ser privilegiados/Foto: Tudo 10

Nutricionista Natália Dourado dá dicas

Quando o verão chega, traz com ele muitas coisas boas. Com sol, calor, praia e piscina, todo mundo fica mais animado. Mas tem o outro lado, que são os cuidados extras com a saúde que essa época do ano demanda. E não é só o verão, mas em qualquer dia de tempo mais quente ou seco.

"Nestes dias de muito calor, os alimentos que devem ser privilegiados são as frutas, verduras e legumes, pois são ótimas fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de serem alimentos refrescantes que combinam com a alta temperatura, por conterem boa quantidade de água em sua composição", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o consumo mínimo diário de 400 gramas por pessoa ou o equivalente a cinco porções de 80 gramas, em média, por dia de frutas e hortaliças frescas para o alcance de seu efeito saudável e protetor de doenças crônicas. "Em dias quentes e secos não há nenhum problema em consumir uma quantidade maior de frutas e verduras, ainda mais aquelas ricas em água que são pouco calóricas e ajudam na questão da hidratação", diz ela.

Além dos alimentos que devem ser incluídos no cardápio, é preciso ficar atento ao que não ingerir no calor. "Tão importante quanto intensificar o consumo de alimentos aliados da hidratação no cardápio é ficar longe do sal, das frituras, das bebidas alcoólicas e dos carboidratos refinados para evitar a desidratação", aponta a nutricionista. No almoço e no jantar, o ideal é montar sempre um prato bem colorido e fresquinho, com alimentos leves que não pesem no estômago e tragam mal-estar.

A seguir, Dourado lista os oito alimentos que mais contém água e sais minerais e que devem ser incluídos na dieta de quem quer manter o corpo hidratado no verão.

1 - Água de coco: rica em sais minerais e nutrientes, como o cálcio, magnésio e a vitamina C. Em 100 ml, apresenta cerca de 250 mg de potássio e 105 mg de sódio. Considerada um isotônico natural, é ideal para repor os líquidos e os sais perdidos por meio do suor durante a prática de atividades físicas e até mesmo em dias mais quentes.

2 - Pepino: é o campeão no percentual de água. "Tem apenas 15 calorias e é composto por aproximadamente 96% de água", afirma a nutricionista Natália Dourado, da e3 Nutrição & Marketing. Sua água ajuda no controle da temperatura corporal e nos processos orgânicos, fornecendo nutrientes para as células e eliminando delas as impurezas. A dica é consumi-lo cru. Entre diversos benefícios, ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e é um diurético natural. É rico em potássio, proporcionando flexibilidade aos músculos, e dá elasticidade às células que compõe a pele. Seus minerais estão contidos na casca, mas a polpa (famosa por aliviar a irritação cutânea) é rica em vitamina C, que tem função antioxidante e contribui para o fortalecimento do sistema imunológico.

3 - Abobrinha: tem em sua composição 95% de água. Rica em vitamina A, contribui para conferir benefícios a pele, devido a sua ação antioxidante, e também para a visão. "O cozimento pode diminuir um pouco da água. Se a intenção for hidratar, prefira consumi-la crua em saladas", diz a nutricionista Natália Dourado.

4 - Espinafre: possui 94% de água em sua composição. Rica em sais minerais e em vitaminas, a hortaliça apresenta boas quantidades de cálcio, que é essencial para a formação dos ossos e dentes e ajuda na contração muscular; possui potássio, que participa da coagulação sanguínea; e vitamina A, necessária para uma boa visão. "Para aproveitar e potencializar os nutrientes presentes na hortaliça é necessário consumir o alimento nas principais refeições do dia. Para facilitar este consumo, o espinafre pode ser utilizado nas mais variadas receitas, como tortas, suflês, refogados e saladas cruas. O ideal é que seja diminuído ao máximo o período de cozimento, para que os nutrientes sejam conservados", explica a nutricionista Natália Dourado.

5 - Tomate: tem 94% de água e 20 calorias e, assim como outras frutas, possui potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico e prevenindo doenças e o envelhecimento precoce, devido ao seu poder antioxidante.

6 - Melancia: possui aproximadamente 92% de água, por isso ajuda muito na hidratação. "Além de ser refrescante e com sabor doce, possui, entre vários nutrientes, o licopeno e a glutationa, antioxidantes responsáveis por proteger o organismo contra a oxidação celular, contribuindo para o combate do envelhecimento precoce", fala a nutricionista Natália Dourado. É, ainda, fonte de vitamina C, potássio e magnésio.

7 - Brócolis: a hortaliça, principalmente cozida, possui aproximadamente 90% de água, além de ser fonte de fibras, micronutrientes e vitaminas. É rica em antioxidantes, como os carotenoides, que ajudam no combate aos radicais livres que causam danos às células saudáveis. Rico também em vitamina C (importante para o sistema imunológico e absorção do ferro), vitamina A (essencial para visão e reprodução), fibras (necessárias para o bom funcionamento do intestino), cálcio (que ajuda ossos e dentes e ajuda a regular a pressão sanguínea) e ácido fólico (importante para a replicação celular e bom funcionamento do sistema nervoso e imunológico).

8 - Morango: é composto por 90% de água e tem apenas 32 calorias. É um excelente aliado da memória e possui os minerais fósforo, potássio e magnésio. "Além disso, é uma excelente fonte de ácido salicílico, uma substância recomendada para o tratamento de gota e reumatismo", diz a nutricionista Natália Dourado.

UOL

  • Imprimir
  • Entre em contato
  • Enviar por e-mail
  • Comentários
0 comentários
Entre em contato
enviar para o e-mail
0 comentários


MAIS PUBLICAÇÕES


Campo Erê - Festividades natalinas atraem milhares de pessoas

Em continuidade as festividades natalinas, o município de Campo Erê realizou, mais um dia de atividades alusivas a data, na praça central da cidade. Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram as atrações que a administração preparou para a população. Uma programação diversificada voltada para as

Ex-diretor da Petrobras citou nomes de 28 políticos em delação, diz jornal

Paulo Roberto Costa revelou ao MPF lista de beneficiários de esquema. Políticos citados por ex-diretor da Petrobras negam ter recebido propina Preso em março pela Operação Lava Jato, o ex-diretor de Refino e Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa revelou no acordo de delação premi

SMO – “Caso Cris” será levado ao Conselho de Ética

A vereadora Cristiane Zanatta Massaro (PMDB), eleita presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, terá seu caso julgado pelo Conselho de Ética do partido. A medida do PMDB foi tomada depois da eleição do Legislativo, na última quinta-feira (18), quando Cris f

SMO – “Câmara se torna mais democrática”, afirma Guaresi

“Vamos trabalhar de forma que projetos e indicações sejam sempre votados de acordo com os interesses da comunidade” Em entrevista exclusiva ao Portal São Miguel, na tarde desta sexta-feira (19), o vereador Idemar Guaresi (PR) destacou a forma como serão conduzidos os trabalhos

Livros didáticos serão entregues até fevereiro nas escolas públicas

O MEC é responsável por determinar as quantidades e entregar os livros didáticos nas escolas das redes públicas estaduais em todo o País As escolas estaduais do Paraná receberão os livros didáticos do Ensino Médio entre dezembro e fevereiro. Os livros são enviados diretamente pelo Ministé

Richa confirma equipe de gestão para o novo período de Governo

Richa afirmou que estabeleceu metas ousadas de trabalho para a equipe e acredita que será possível realizar muitos programas em favor da população paranaense O governador Beto Richa confirmou nesta sexta-feira (19/12) o nome dos secretários que formarão a equipe de governo que vai auxiliá

DC – PM apreende contrabando de camarão

Veículo com placas de Balneário Camboriú estava carregado com cerca de 120 quilos de camarão A polícia militar de Dionísio Cerqueira, realizou na tarde de sexta-feira (19), por volta de 14h30, na BR 163 acesso ao porto seco, a abordagem de um veículo com placas de Balneário Camboriú. Apó


HORÓSCOPO



MERCADO FINANCEIRO


Moedas Bolsas
  • Dólar Comercial Carregando...
    Dólar Paralelo Carregando...
    Euro Carregando...


OFERTAS DO PORTAL


12345


FANPAGE




AGENDA DE EVENTOS


24/12/2014
Bailão de Natal
Animação: Top Sul Local: Cube Cruzeiro/ Paraíso/SC Início: 23h30

24/12/2014
Noel Fest
Local: Nova Farol/ SMOeste

27/12/2014
LOS BIQUERS
No Casino Del Mocona em B. de Irigoyen- ARGENTINA

1



CENTRAL DE ATENDIMENTO
+55 49 3644.4443
+55 49 3621.4806


Siga-nos:FacebookTwitter