Geral | 13/08/2012 16h16 - Atualizado em 13/08/2012 16h22

Hospital de Olhos realiza primeiro transplante de córnea com laser Fenton em SC


Mudar o tamanho da letra: A+ A-

Hospital de Olhos realiza primeiro transplante de córnea com laser Fenton em SC

Zenaide descobriu que tinha visão fraca em 2006, quando lhe foi dado o diagnóstico de Ceratocone

Zenaide Lurdes dos Santos, 54 anos, foi a primeira paciente a receber um transplante de córnea com a tecnologia do laser Fenton em Chapecó.

O equipamento adquirido pelo Hospital de Olhos e Clínica de Olhos Dr. Bonfante foi o oitavo a ser implantado em clínicas do Brasil. Em todo o País são apenas 17. O procedimento que foi realizado pela primeira vez em Chapecó foi feito pelo oftalmologista Fernando Bonfante. No Sul do País a técnica aconteceu apenas em Curitiba. Dona Zenaide irá recuperar, em cerca de três meses, 90% da visão.

Segundo Bonfante, o procedimento é extremamente seguro e leva cerca de meia hora.

- O laser pega a córnea doadora e a prepara com o encaixe exato para o olho do paciente receptor. É feito um corte preciso nas duas córneas. O procedimento é menos invasivo, não há rompimento ou impacto forte no tecido da córnea como nos procedimentos antigos - explicou o oftalmologista.

O procedimento foi acompanhado por dois profissionais estrangeiros que vieram à Chapecó dar o treinamento aos quatro médicos que integram a Clínica de Olhos Dr. Delso Bonfante. Um deles, o alemão Enrico J. Nitschke, gerente de negócios da Mediphacos Ophthalmic Professionals, ressalta que é admirável que Chapecó já possua esta tecnologia recente e inovadora.

Ele ressalta que é um ganho para a sociedade, pois além de recuperar aproximadamente 90% da visão, o procedimento feito com o laser permite que o paciente volte ao trabalho a partir do 3º mês, sendo que no método anterior levaria de um a dois anos.

- Com este procedimento anterior 100% dos pacientes teria que continuar usando óculos, com visão ruim, mesmo após a cirurgia. O Fenton possibilita além de uma visão melhor, a possibilidade de o paciente abandonar o uso de óculos - ressaltou Nitchke.

Ceratocone

É uma doença que faz com que a córnea se torne progressivamente mais torta e, em alguns casos, mais fina, causando piora da visão, sempre bilateral. Pode causar distorção substancial da visão, com múltiplas imagens, raios e sensibilidade à luz. Se trata da distrofia mais comum da córnea, afetando uma pessoa a cada mil. Ocorre em populações em todo o mundo, entretanto, alguns grupos étnicos apresentam prevalência maior.

Estão mais sujeitas a terem Ceratocone pessoas com história familiar de Ceratocone, pessoas alérgicas e jovens.

- Pelo menos 80% dos pacientes com Ceratocone tem alergia e 10% necessitam de transplante de córnea - disse Bonfante.

A doença surge no início da adolescência causando visão cada vez mais embaçada. Os óculos acabam por não auxiliar mais e, se não forem realizados procedimentos que parem a evolução da doença – como o chamado crosslinking de córnea –, ela progride até os 35-37 anos.

ClicRBS

  • Imprimir
  • Entre em contato
  • Enviar por e-mail
  • Comentários
0 comentários
Entre em contato
enviar para o e-mail
0 comentários


MAIS PUBLICAÇÕES


Polícia pede indiciamento de mãe e padrasto por morte de índia

Inquérito foi entregue ao MPSC, que vai decidir se oferece denúncia ou não. A menina de 9 anos sofreu traumatismo craniano grave De acordo com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Araquari, a criança foi atingida em uma aldeia indígena no interior do município, onde ocorria uma festa. A me

Mulher conhecida como "viúva-negra" é presa

Ela é suspeita de matar 4 maridos. Segundo Polícia Civil, mulher era a beneficiada no seguro de vida das vítimas Uma mulher de 46 anos foi presa na manhã de terça-feira (25) em Caçador, no Oeste catarinense, sob suspeita de matar quatro maridos, para se beneficiar do seguro de vida deles.

Estradas do Paraná têm 179 pontos que expõem crianças ao abuso sexual

Dados da PRF indicam aumento de 61% na quantidade de locais perigosos A rede viária do Paraná tem 179 pontos vulneráveis à exploração sexual de crianças e adolescentes, de acordo com um levantamento feito pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e divulgado na terça-feira (25).  O volume co

Ampére - Homem morre e mulher fica gravemente ferida em acidente entre carro e caminhão

Jair Antonio Possel de 69 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local, sua esposa Laídes Possel ficou gravemente ferida O acidente foi por volta das 17h, de terça-feira (25), no KM 493 da rodovia PR 182, a cerca de 10 km de Ampére. Se envolveram no acidente um VW Gol, placas de Fr

Patinador de São João do Oeste conquista 5º lugar no Mundial

Werle iniciou na patinação aos oito anos, quando ingressou no Grupo de Patinação Rosas do Sul, de São João do Oeste Felipe Augusto Werle, 24 anos, natural da cidade de São João do Oeste – onde morava com a família, ao lado da sede da Asjoeste - tornou-se o quinto melhor do Mundo na

SAS - Magia da Bahia faz roda de capoeira na praça Perci Schreiner

O Grupo Bambas Capoeira Magia da Bahia, apresentou-se na praça Perci Schreiner no dia do aniversario do município de Santo Antonio do Sudoeste. O grupo que tem entre seus professores o mestre Fabio de Santo Antonio do Sudoeste, reuniu os alunos e fez uma roda de capoeira, na praça do munic

DC – Morreu homem encontrado ferido em construção

Jovem de 26 anos foi encontrado caído dentro de uma obra em construção na rua Eurilemo Lucio Zanette O jovem de iniciais C.T.N; de 26 anos, acabou vindo a óbito na tarde de terça-feira (25) no Hospital Regional de São Miguel do Oeste, devido aos ferimentos.  C.T.N; foi encontrado caído j


HORÓSCOPO



MERCADO FINANCEIRO


Moedas Bolsas
  • Dólar Comercial Carregando...
    Dólar Paralelo Carregando...
    Euro Carregando...


OFERTAS DO PORTAL


12345


FANPAGE




AGENDA DE EVENTOS


05/12/2014
Thaeme e Thiago
Local: Parque Rineu Parque Rineu Gransotto/ SMOeste/SC Início: 22h30

24/12/2014
Bailão de Natal
Animação: Top Sul Local: Cube Cruzeiro/ Paraíso/SC Início: 23h30

24/12/2014
Noel Fest
Local: Nova Farol/ SMOeste

1



CENTRAL DE ATENDIMENTO
+55 49 3644.4443
+55 49 3621.4806


Siga-nos:FacebookTwitter