Geral | 17/02/2012 08h39
Ficha Limpa valerá para as eleições deste ano
Mudar o tamanho da letra: A+
A-
O STF aprovou nesta quinta a constitucionalidade da Lei
O Supremo Tribunal Federal (STF) declarou nesta quinta-feira (16) a constitucionalidade da Lei da Ficha Limpa, que valerá para as eleições deste ano. O placar final foi 7 votos a 4 para uma das principais inovações trazidas pela lei – a inelegibilidade a partir de decisão por órgão colegiado. No entanto, como a lei traz várias inovações, o placar não foi o mesmo para todos os pontos que acabaram mantidos pela maioria.
O resultado foi proclamado depois de quase 11 horas de julgamento entre quarta e quinta. Celso de Mello e Cezar Peluso foram os últimos ministros a votar. Eles reafirmaram posição por uma interpretação mais restrita da lei. Um dos principais pontos atacados por ambos foi a aplicação da Lei da Ficha Limpa a casos que ocorreram antes que a lei foi criada. “A lei foi feita para reger comportamentos futuros. Como ela está, é um confisco de cidadania”, disse Peluso.
Os ministros que votaram a favor da integralidade da lei foram Joaquim Barbosa, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski e Carlos Ayres Britto. Os outros ministros da Corte foram mais ou menos resistentes à lei de acordo com a questão levantada. Antonio Dias Toffoli, por exemplo, só foi contra a regra que dá inelegibilidade por condenação criminal de órgão colegiado, aceitando todo o resto da lei.
O julgamento desta quinta dá a palavra final do STF sobre a polêmica criada assim que a Lei da Ficha Limpa entrou em vigor, em junho de 2010. O Supremo já havia debatido a norma em outras ocasiões, mas apenas em questões pontuais de cada candidato. Agora todos os pontos foram analisados com a Corte completa.
Fonte: AB/ Portal Tri
MAIS PUBLICAÇÕES
Motoristas devem ficar atentos a partir de quinta-feira (24) quando os semáforos instalados em São Miguel do Oeste começam a expedir Notificações de Infração de Trânsito.A administração municipal, por meio do Departamento Municipal de Trânsito – Demutran, informa que no último dia 21
Programação é alusiva ao mês das mãesNo domingo, 27 de maio, será realizado em Dionísio Cerqueira o Encontro de Integração, voltado para o mês das mães. O evento acontece a partir das 14h30, na rua Sete de Setembro, em frente ao Banco do Brasil.
A programação é idealizada pela administraç
A Gerência de Educação (Gered) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Dionísio Cerqueira reúne nesta terça-feira (22) 19 diretores das escolas de regime regular e com atividades neste ano letivo de 2012. O encontro ocorre a partir das 09h, nas dependências da Escola Educaçã
Os meninos da equipe de futsal Sub 15 da Associação Desportiva Guaraciaba (ADG), também obteve ótimo resultado jogando pelo returno do estadual, em Chapecó, no final de semana. Participaram equipes de Caçador, Chapecó, São Lourenço do Oeste e Guaraciaba.Os meninos venceram Chapecó por 6x3,
Carreata apresentou novas conquistas da administração municipal
A administração de Dionísio Cerqueira realizou no último sábado (19), uma carreata para apresentar à comunidade as máquinas e veículos novos adquiridos nos últimos quatro anos.
A carreata ocorreu após a conquista recente de
O deputado estadual Maurício Eskudlark participou na tarde desta sexta (18), na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de São Miguel do Oeste, da assinatura de três convênios e um contrato de apoio financeiro que correspondem a mais de 600 mil pagos pelo Governo do Estado. Dentre
O evento foi alusivo ao Dia Nacional de Luta Contra o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O município de Bom Jesus do Sul foi sede do 3º Fórum Intermunicipal pela Paz, realizado em parceria com os municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal da Fronteira – C