Notícias

Bom Jesus do Sul - POLÍTICA - 05/04/2018 14:24

Projeto Geração Atitude leva alunos do Colégio Bom Jesus para Curitiba

Estudantes visitaram as sedes dos poderes Executivo e Legislativo

Foto: Nani Gois/ALEP

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Bom Jesus - EFM, participaram do Projeto Geração Atitude que foi desenvolvido pelo Ministério Público do Paraná, juntamente com o poder Judiciário da Comarca de Barracão/PR e os Poderes Executivo e Legislativo do Município de Bom Jesus do Sul. Por meio do Projeto, acompanhados pelos professores, os alunos do 2º Grau compreenderam melhor os temas relacionados à democracia, política e cidadania. A partir daí desenvolveram doze ações em benefício da comunidade de Bom Jesus do Sul, destas, duas foram contempladas e premiadas com uma viagem para Curitiba, realizada no mês de março deste ano.

As propostas foram avaliadas pela Câmara Municipal de Bom Jesus, sendo uma que trata da criação de um museu municipal, com acervo cultural buscado com a população. E outra é a proposta da extensão do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) aos alunos do Ensino Médio. "Todas as proposições foram apresentadas à comunidade, ao promotor de Justiça, ao prefeito de Bom Jesus do Sul e aos vereadores. Ficou acordado entre todos os envolvidos que serão viabilizados e colocados em prática", afirmou a Diretora Lucinara Bueno.

Tudo no projeto municipal foi inspirado no projeto Geração Atitude estadual, desde o estudo do Guia do Cidadão, até a participação dos envolvidos. "Todos os secretários da Prefeitura Municipal falaram de seus departamentos, responsabilidades, prestação de contas e licitações. O Poder Judiciário explicou como funciona um júri, o Legislativo descentralizou uma sessão da Câmara Municipal para atender aos nossos alunos", explicou Lucinara. "Percebemos uma mudança significativa no comprometimento dos jovens com as ações e o conhecimento das atividades dos Poderes no município", afirmou.

O aluno do terceiro ano do Colégio Bom Jesus, Alan Vargas, é o autor do projeto que propõe a criação do Museu Municipal de Bom Jesus do Sul. Segundo ele, toda a comunidade do município de apenas quatro mil habitantes se envolveu nas discussões sobre democracia e participação popular propostas pelo projeto Geração Atitude. "O projeto Geração Atitude cria uma expectativa para que os jovens se aproximem da política. Eu vejo ainda que muitos adolescentes que não se envolvem, não votam e não gostam de política. Esta experiência serviu para que muitos se aproximassem da democracia", afirmou.

A professora Marlei Tecchio Gonçalves foi uma das orientadoras do Colégio Estadual Bom Jesus do Sul na edição local do Geração Atitude. De acordo com ela, o objetivo foi envolver todos os alunos em uma ação que beneficiasse o município. "Promovemos uma aula de cidadania, além da educação que os alunos recebem em suas casas e na escola. Foram todos muito participativos e os resultados estão sendo excelentes", explica.

A premiação foi patrocinada pela Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Sul, para visitar as sedes dos poderes, contribuindo, assim, para que esses estudantes se tornem agentes transformadores da sua própria realidade, participando das discussões que envolvem suas escolas, bairros, cidades, estados e o país.

ALEP/ Portal Tri

Galeria de fotos relacionada

Leia também

Mais lidas

Leia também

Mais lidas